Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11655

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Izabella Maria Alvarenga Porto Guimaraes
Orientador LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES
Outros membros Barbara Xavier Santos, Diego Henrique Silveira Ramos, Gabriela Castro Perdigao, Junia Aparecida Pereira, Lara Magalhães Fialho Carvalho, Letícia Aleixo Floriano, Marina Barbosa Bonisson, Tatiane Roséli Alves Castro
Título Os grupos educativos para gestantes, casais grávidos e familiares em estratégias de saúde da família no município de Viçosa, MG: relato de experiência.
Resumo Introdução: Os grupos educativos são estratégias que contribuem para promoção da saúde, prevenção de agravos, para autonomia dos participantes envolvidos, valorização de capacidade de julgamento e autoconfiança. Eles são essenciais no ciclo gravídico puerperal, pois permite maior aproximação aos fatores existentes de alterações vivenciadas no corpo e no meio social, como por exemplo as alterações fisiológicas na gestação, direitos da gestante e rede familiar. Objetivo: Relatar a experiência de discentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa - UFV na execução de grupos educativos nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) da cidade de Viçosa-MG. Principais ações: Foram realizados grupos educativos por estudantes do Curso de Enfermagem UFV e membros do Projeto GestaVida. A metodologia de trabalho é baseada no referencial teórico metodológico da educação dialógica do filósofo brasileiro Paulo Freire. Atualmente os grupos educativos são desenvolvidos em nove unidades da atenção primária à saúde e na “Obra do Berço”. A construção dos grupos educativos é feita por módulos temáticos e conforme a demanda das mulheres. No primeiro encontro, são evidenciados as necessidades e expectativas dos participantes, e posteriormente os seguintes encontros são desenvolvidos e apresentados os temas por meio de rodas de conversa, vídeos, materiais educativos (pelve, mama, placenta, cordão umbilical e bebê de pano), demonstração de práticas (banho do recém-nascido, massagem, curativo do coto, exercícios físicos, técnicas de relaxamento, amamentação), pinturas e jogos. Os encontros têm durabilidade de 90 minutos e após todas as atividades são entregues certificados de participação para os envolvidos e novos convites para o próximo grupo. Resultados alcançados: A atividade atendeu as necessidades de saúde dos casais grávidos e familiares contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida, promoveu a melhoria da qualidade do pré-natal e reduziu a vulnerabilidade dos casais grávidos e familiares pela participação nas atividades grupais, a partir das dinâmicas aplicadas; resgatou a autonomia da mulher sobre o seu corpo; e contribuiu para que a prática de grupo educativo se estabeleça como rotina no serviço de saúde. Além disso, nota-se maior adesão das pessoas com o aumento do percentual, interesse e participação ativa, bem como, o número de grupos realizados. Conclusões: depreende-se que a atuação do projeto é conhecida pela comunidade como um espaço que possibilita à gestante sanar dúvidas, compartilhar saberes e experiências, impactando positivamente o processo de gestar, parir e maternar.
Palavras-chave educação em saúde, gestantes, grupo educativo.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.