Outros membros |
Barbara Xavier Santos, Diego Henrique Silveira Ramos, Gabriela Castro Perdigao, Junia Aparecida Pereira, Lara Magalhães Fialho Carvalho, Letícia Aleixo Floriano, Marina Barbosa Bonisson, Tatiane Roséli Alves Castro |
Resumo |
Introdução: Os grupos educativos são estratégias que contribuem para promoção da saúde, prevenção de agravos, para autonomia dos participantes envolvidos, valorização de capacidade de julgamento e autoconfiança. Eles são essenciais no ciclo gravídico puerperal, pois permite maior aproximação aos fatores existentes de alterações vivenciadas no corpo e no meio social, como por exemplo as alterações fisiológicas na gestação, direitos da gestante e rede familiar. Objetivo: Relatar a experiência de discentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa - UFV na execução de grupos educativos nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) da cidade de Viçosa-MG. Principais ações: Foram realizados grupos educativos por estudantes do Curso de Enfermagem UFV e membros do Projeto GestaVida. A metodologia de trabalho é baseada no referencial teórico metodológico da educação dialógica do filósofo brasileiro Paulo Freire. Atualmente os grupos educativos são desenvolvidos em nove unidades da atenção primária à saúde e na “Obra do Berço”. A construção dos grupos educativos é feita por módulos temáticos e conforme a demanda das mulheres. No primeiro encontro, são evidenciados as necessidades e expectativas dos participantes, e posteriormente os seguintes encontros são desenvolvidos e apresentados os temas por meio de rodas de conversa, vídeos, materiais educativos (pelve, mama, placenta, cordão umbilical e bebê de pano), demonstração de práticas (banho do recém-nascido, massagem, curativo do coto, exercícios físicos, técnicas de relaxamento, amamentação), pinturas e jogos. Os encontros têm durabilidade de 90 minutos e após todas as atividades são entregues certificados de participação para os envolvidos e novos convites para o próximo grupo. Resultados alcançados: A atividade atendeu as necessidades de saúde dos casais grávidos e familiares contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida, promoveu a melhoria da qualidade do pré-natal e reduziu a vulnerabilidade dos casais grávidos e familiares pela participação nas atividades grupais, a partir das dinâmicas aplicadas; resgatou a autonomia da mulher sobre o seu corpo; e contribuiu para que a prática de grupo educativo se estabeleça como rotina no serviço de saúde. Além disso, nota-se maior adesão das pessoas com o aumento do percentual, interesse e participação ativa, bem como, o número de grupos realizados. Conclusões: depreende-se que a atuação do projeto é conhecida pela comunidade como um espaço que possibilita à gestante sanar dúvidas, compartilhar saberes e experiências, impactando positivamente o processo de gestar, parir e maternar. |