Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11652

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Biologia Vegetal
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Jade Carvalho Guimarães
Orientador FLAVIA CRISTINA PINTO GARCIA
Outros membros FERNANDA LOBAO GOTTI, Gabriela da Silva Bicalho, Isabella Fialho de Paula, Pedro Rodrigues Junior, Vanessa Maria da Silva Miranda
Título O Horto Botânico Como Espaço Não Formal de Ensino para a Prática da Educação Ambiental
Resumo O Horto Botânico da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi fundado em 1938 por Octávio Drummond, professor da Escola Superior de Agricultura e Veterinária. O Horto possui uma área de 9.556 metros quadrados, é composto por uma coleção de plantas vivas, nativas e introduzidas com fins didáticos, de pesquisa e de extensão, é cadastrado como espaço-ciência na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) e membro da Secretaria de Museus e Espaços Ciência da UFV (SEMEC). O Projeto de Extensão em Educação Ambiental no Horto Botânico tem, como principal objetivo, utilizar o Horto como espaço não formal para a prática da educação ambiental crítica, por meio de visitas mediadas e metodologias participativas como dinâmicas, oficinas e instalações artístico-pedagógicas planejadas para escolas e comunidade de Viçosa e região. De 2017 a 2019, no projeto foram desenvolvidas várias atividades como: aulas abertas, visitas guiadas, formações conjuntas, elaboração de folder, divulgação do projeto nas redes sociais e nas escolas da cidade, participação em eventos anuais vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), como a Semana Nacional de Museus e Primavera de Museus, além da Semana do Fazendeiro e Troca de Saberes da UFV. No total foram recebidas 2397 pessoas, com idade entre 02 e 90 anos, da educação infantil, ensinos fundamental e médio, graduação, pós graduação, cursos técnicos, Núcleo de Educação para Adultos (NEAD), grupos de terceira idade, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Escola Família Agrícola (EFA) e cidadãos de Viçosa e região. As visitas são planejadas previamente de acordo com o tema e objetivo dos solicitantes, mediadas por integrantes do projeto e realizadas nas trilhas interpretativas do Horto. Durante o encontro, os visitantes são estimulados a se manifestar através de perguntas, exemplos, instalações, dinâmicas e contextualização com a realidade deles. São abordados temas e vertentes da Educação Ambiental, como: biodiversidade e conservação, plantas nativas e exóticas, morfologia vegetal, interações ecológicas, relações planta-ambiente, agroecologia e aspectos sociais, culturais e econômicos das sociedades. Os visitantes têm mostrado interesse, o que pode ser constatado pelas perguntas ao longo das trilhas e na avaliação realizada no final da visita. O número de visitantes aumenta a cada ano, de onde concluí-se que o Horto Botânico tem se efetivado como um espaço não formal para o ensino da Educação Ambiental. Além disso, destaca-se das outras áreas da UFV, por ser de fácil acesso aos visitantes, inclusive aqueles com deficiências. Um local importante para promover reflexões e discussões sobre o ambiente, buscando sensibilizar a população sobre a importância da conservação da biodiversidade para a própria sobrevivência da espécie humana. O projeto possibilita ainda o treinamento, em Educação Ambiental, de estagiários voluntários e bolsistas de extensão (SEMEC/Fundação FACEV).
Palavras-chave Educação Ambiental, visita mediada, metodologia participativa
Forma de apresentação..... Painel
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