Resumo |
O Horto Botânico da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi fundado em 1938 por Octávio Drummond, professor da Escola Superior de Agricultura e Veterinária. O Horto possui uma área de 9.556 metros quadrados, é composto por uma coleção de plantas vivas, nativas e introduzidas com fins didáticos, de pesquisa e de extensão, é cadastrado como espaço-ciência na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) e membro da Secretaria de Museus e Espaços Ciência da UFV (SEMEC). O Projeto de Extensão em Educação Ambiental no Horto Botânico tem, como principal objetivo, utilizar o Horto como espaço não formal para a prática da educação ambiental crítica, por meio de visitas mediadas e metodologias participativas como dinâmicas, oficinas e instalações artístico-pedagógicas planejadas para escolas e comunidade de Viçosa e região. De 2017 a 2019, no projeto foram desenvolvidas várias atividades como: aulas abertas, visitas guiadas, formações conjuntas, elaboração de folder, divulgação do projeto nas redes sociais e nas escolas da cidade, participação em eventos anuais vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), como a Semana Nacional de Museus e Primavera de Museus, além da Semana do Fazendeiro e Troca de Saberes da UFV. No total foram recebidas 2397 pessoas, com idade entre 02 e 90 anos, da educação infantil, ensinos fundamental e médio, graduação, pós graduação, cursos técnicos, Núcleo de Educação para Adultos (NEAD), grupos de terceira idade, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Escola Família Agrícola (EFA) e cidadãos de Viçosa e região. As visitas são planejadas previamente de acordo com o tema e objetivo dos solicitantes, mediadas por integrantes do projeto e realizadas nas trilhas interpretativas do Horto. Durante o encontro, os visitantes são estimulados a se manifestar através de perguntas, exemplos, instalações, dinâmicas e contextualização com a realidade deles. São abordados temas e vertentes da Educação Ambiental, como: biodiversidade e conservação, plantas nativas e exóticas, morfologia vegetal, interações ecológicas, relações planta-ambiente, agroecologia e aspectos sociais, culturais e econômicos das sociedades. Os visitantes têm mostrado interesse, o que pode ser constatado pelas perguntas ao longo das trilhas e na avaliação realizada no final da visita. O número de visitantes aumenta a cada ano, de onde concluí-se que o Horto Botânico tem se efetivado como um espaço não formal para o ensino da Educação Ambiental. Além disso, destaca-se das outras áreas da UFV, por ser de fácil acesso aos visitantes, inclusive aqueles com deficiências. Um local importante para promover reflexões e discussões sobre o ambiente, buscando sensibilizar a população sobre a importância da conservação da biodiversidade para a própria sobrevivência da espécie humana. O projeto possibilita ainda o treinamento, em Educação Ambiental, de estagiários voluntários e bolsistas de extensão (SEMEC/Fundação FACEV). |