Resumo |
De acordo com Miccoli (2006, p.153), há uma “necessidade de tratar as questões que afligem os professores na sua prática, a partir de suas experiências”. A autora enfatiza a necessidade de investigar o que acontece em sala de aula, de forma a diminuir a distância entre a teoria e a prática. Além disso, há ainda uma resistência por parte dos professores, por acreditar que a teoria é produzida por pesquisadores que desconhecem, ou conhecem apenas superficialmente, a realidade vivida nas escolas. Diante do exposto, este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com professores da rede pública estadual de educação cujo objetivo foi investigar se e como esses profissionais experienciam a síndrome de Burnout. Essa síndrome pode ser resultado da sobrecarga de trabalho já que a maioria precisa assumir grande número de aulas, às vezes, em mais de uma escola, para conseguirem um salário digno. Além disso, frequentemente, sofrem pressões por parte de estudantes, pais e gestores escolares. Como sintomas, os professores sentem-se cansados, angustiados, pressionados e desmotivados com relação à profissão. Também revelam irritação, dores de cabeça e dificuldades para dormir. Por isso, o uso de ansiolíticos e antidepressivos é comum entre esses profissionais. Para desenvolvimento da pesquisa, a coleta de dados foi realizada em uma escola pública estadual, situada na Zona da Mata mineira. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas com os professores, mediante um roteiro semiestruturado. Os resultados evidenciam que uma educação de qualidade para professores e alunos não é possível de ser alcançada sem que haja investimento nas condições de trabalho e na saúde dos docentes. Lamentavelmente, o abandono da profissão tem sido uma opção comum para muitos profissionais. Com este trabalho almejamos contribuir para o debate sobre os conflitos vivenciados no trabalho docente, reconhecendo que os professores recém-formados saem das universidades ainda despreparados para lidar com os conflitos inerentes às relações entre professor e estudantes, em sala de aula, uma vez que a discussão sobre a prática é ainda incipiente na graduação. |