Resumo |
O estudo do corpo humano para crianças deve ser realizado de forma didática, para que assim, o aluno seja o sujeito no processo do conhecimento. Além disso, as estratégias utilizadas devem despertar o interesse do público infantil pelos conteúdos abordados, para melhor compreensão. O objetivo deste estudo foi trabalhar de forma lúdica o conhecimento básico sobre o Sistema Digestório, relacionando alimentação saudável e funções digestivas como parte das atividades de EAN realizadas na APOV, Viçosa, MG. Foram realizadas 5 oficinas educacionais durante 5 semanas na APOV, para uma turma de 17 crianças com idade entre 7 e 10 anos. As crianças nomearam “O caminho dos alimentos” essa etapa do conhecimento. O “aprender a conviver”, “aprender a conhecer” e “aprender a SER” foram os princípios utilizados na elaboração das atividades lúdicas, na busca pela boa convivência com os trabalhos em grupos e a estimulação do aprendizado sobre o tema, de forma criativa e divertida trazendo o conhecimento e cuidado com o corpo como parte essencial do SER. Cada oficina representava uma etapa do processo digestivo, sendo elas, “Boca: mastigação e início da quebra dos alimentos”, “Estômago, qual será sua função?”, “Intestino: por que tenho que cuidar?”, “Finalizando o Sistema Digestório” e a quinta oficina com uma apresentação umas às outras sobre o que aprenderam nesse período de atividades. Por meio de observações e avaliações qualitativas desenvolvidas pelas oficineiras, foi possível notar a diferença nos resultados e a evolução na aprendizagem das crianças. Na primeira oficina, 94% das crianças não tinham conhecimento sobre o tema tratado. Já na última oficina, 82% das crianças haviam aprendido o funcionamento digestório. Além disso, as crianças compreenderam a importância da alimentação saudável no dia-a-dia para o bom funcionamento digestivo. Concluiu-se então, que a metodologia ativa e a dinâmica de construção do conhecimento, fomentam nas crianças maior interesse e envolvimento no conteúdo trabalhado, favorecendo o processo da ampliação da aprendizagem e da capacidade critico-reflexiva. |