Resumo |
Neste trabalho, descreveremos uma aula dada pelo trio (Mylena, Fiama e Melissa), do qual fazemos parte como bolsistas do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID) desde o segundo semestre de 2018, na Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes (CASB), em Viçosa, Minas Gerais, no dia vinte e um de outubro de 2018. Ao preparar nossa aula sobre o Día de los Muertos, para o 7º ano do ensino fundamental, optamos pelo ensino da língua estrangeira além da gramática, que não se limitasse aos livros didáticos disponibilizados pela escola, mas sim por uma aula intercultural que abordasse a pluralidade cultural dos países, que valorizasse a interação e as situações reais de crenças, costumes, ideias, mitos, valores, com a finalidade de os estudantes participarem crítica e ativamente das atividades, sem fronteiras e empecilhos que os privassem do saber. Logo, preparamos e elaboramos um plano de aula com o intuito de promover no aluno o sentimento de valorização cultural do seu próprio país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra. Nesta aula em específico, ressaltamos as diferentes formas de se ver e lidar com a questão da morte, apresentamos diferentes maneiras de vivenciar o luto. Mediante o exposto, ‘‘[...] a língua é a principal maneira pela qual conduzimos nossas vidas sociais” (KRAMSCH, 1998, p. 3), subentende-se, então, que língua e cultura estão intimamente relacionadas. Como futuras professoras da língua espanhola, levamos em consideração aspectos culturais envolvidos nas atividades trabalhadas em sala de aula, como a comparação entre as festividades realizadas no México e as do Brasil para celebrar a data. Nossa aula esteve de acordo com autores - como Souza (2018) e Paraquett (2010) - que dizem que questões culturais são importantes para compreender determinado povo em que a língua espanhola é falada e para se aproximar desta, buscando superar ideias estereotipadas e que possam ser preconceituosas. |