Resumo |
A presente pesquisa tem como objetivo verificar a disposição e o interesse dos professores da escola pública em relação ao valor social outorgado aos espaços culturais (museus, teatros, cinemas, entre outros) na formação acadêmica de estudantes provenientes do ensino público da Educação Básica. Nossas reflexões constituem um recorte da pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso. Nesse sentido, problematizamos em que medida há a mobilização por parte dos professores da escola pública para a inserção e apropriação dos espaços culturais. Recorremos a autores que realizaram estudos no campo da sociologia da educação, em especial o sociólogo Pierre Bourdieu que produziu as noções de capital cultural, habitus, dentre outros conceitos que subsidiam este estudo. É sabido que o capital cultural se expressa em diversas maneiras e uma delas é o capital cultural institucionalizado e legitimado pela sociedade, em que a sua apropriação é considerada sui generis. Consideramos, com base em Bourdieu, que as parcelas mais privilegiadas da população se apropriam dos espaços reconhecidos socialmente. De tal maneira, para os estudantes das camadas populares, os trabalhos do professor e da escola pública se tornam importantes na incorporação do capital cultural socialmente referenciado. Para balizar a discussão, é necessário compreender o conceito de cultura, que depende de uma lógica social estabelecida, na qual a ideologia dominante a legitima perante a sociedade. Na presente investigação optamos por uma abordagem de natureza qualitativa, pois este tipo de método investigativo possibilita a ampliação da análise do objeto de estudo. Propomos uma perspectiva que se volte a uma pesquisa de campo que está sendo realizada em duas escolas públicas localizadas na cidade de Viçosa, Minas Gerais, sendo uma pertencente à região central do município (A) e a segunda em uma região periférica da cidade (B). Para tanto, privilegiamos como método de coleta de dados a entrevista individual semiestruturada realizada com docentes que atuam no Ensino Fundamental I, serão três entrevistados na escola A e três na escola B. Desta forma, buscamos compreender as dinâmicas que cada instituição adota para a incorporação de bens culturais e também pontuar os desafios encontrados. Espera-se que a investigação possa contribuir para a reflexão sobre a inserção e a participação dos estudantes em espaços culturais legitimados pela sociedade, identificar a ocorrência das interações entre a escola pública, professores e os espaços culturais legitimados. Por fim, acreditamos que é possível se contrapor às lógicas das práticas sociais pré-estabelecidas de que estudantes das camadas populares se apropriam dos espaços culturais legitimados. |