Resumo |
As mudanças de hábito da população geraram, no ramo alimentício, a necessidade do surgimento de embalagens cada vez mais práticas, que se encaixem no modelo de vida atual. Baseado nessa nova necessidade, o objetivo do trabalho foi realizar a aplicação de um questionário à potenciais consumidores de leite para descobrir se a embalagem é um fator interferente no momento da escolha entre a aquisição de leite pasteurizado ou de leite UHT. Para esta análise foi aplicado um questionário a 175 pessoas abordando questões referentes ao tempo de consumo após a abertura do produto, preferência por determinado tipo de leite e os motivos, tais como a praticidade da embalagem, sabor ou alergenicidade à algum dos constituintes do leite. Os dados foram então coletados, tabulados e avaliados de forma quantitativa. Verificou-se que 157 pessoas são consumidoras assíduas de leite, sendo que 78,3% delas possuem preferência pelo leite UHT. Desse total, 59,1% usaram como justificativa a praticidade da embalagem e 40,1% acreditam que esse tipo de embalagem possui uma melhor conservação. Ainda sobre os consumidores que preferem leite UHT, 89,1% responderam que possuiriam interesse em adquirir o leite pasteurizado caso sua embalagem fosse mais prática e os demais alegaram que, por serem submetidos a um tratamento térmico mais brando, possuem menor durabilidade, além da ausência de uma versão zero lactose. Em relação aos consumidores que preferem o leite pasteurizado, 70% acreditam que este possui uma melhor qualidade, 10% optaram pelo o de menor preço e as justificativas dos 20% restantes incluem a preferência pelo sabor, hábito de já consumir esse tipo de leite e a ausência e/ou presença de aditivos em menor quantidade. Grande parte dos consumidores de leite pasteurizado também disseram que acham a embalagem pouco prática, sendo este um fator que influencia a escolha no momento da compra do produto. Com base nos dados apresentados foi possível concluir que a embalagem é um fator muito importante para a aquisição dos alimentos, havendo a necessidade da elaboração de uma embalagem mais moderna e prática para o leite pasteurizado visando aumentar seu consumo. |