Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11626

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Departamento de Tecnologia de Alimentos
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Maria Clara Lima de Sousa Augusto
Orientador BRUNO RICARDO DE CASTRO LEITE JUNIOR
Outros membros Ana Beatriz Viana Fialho, Ana Cláudia Leão Said Schettini, Ana Luiza Valadares Ferreira, Pollyana Brandão Leite Magalhães
Título Verificação da necessidade de uma nova embalagem para o leite pasteurizado
Resumo As mudanças de hábito da população geraram, no ramo alimentício, a necessidade do surgimento de embalagens cada vez mais práticas, que se encaixem no modelo de vida atual. Baseado nessa nova necessidade, o objetivo do trabalho foi realizar a aplicação de um questionário à potenciais consumidores de leite para descobrir se a embalagem é um fator interferente no momento da escolha entre a aquisição de leite pasteurizado ou de leite UHT. Para esta análise foi aplicado um questionário a 175 pessoas abordando questões referentes ao tempo de consumo após a abertura do produto, preferência por determinado tipo de leite e os motivos, tais como a praticidade da embalagem, sabor ou alergenicidade à algum dos constituintes do leite. Os dados foram então coletados, tabulados e avaliados de forma quantitativa. Verificou-se que 157 pessoas são consumidoras assíduas de leite, sendo que 78,3% delas possuem preferência pelo leite UHT. Desse total, 59,1% usaram como justificativa a praticidade da embalagem e 40,1% acreditam que esse tipo de embalagem possui uma melhor conservação. Ainda sobre os consumidores que preferem leite UHT, 89,1% responderam que possuiriam interesse em adquirir o leite pasteurizado caso sua embalagem fosse mais prática e os demais alegaram que, por serem submetidos a um tratamento térmico mais brando, possuem menor durabilidade, além da ausência de uma versão zero lactose. Em relação aos consumidores que preferem o leite pasteurizado, 70% acreditam que este possui uma melhor qualidade, 10% optaram pelo o de menor preço e as justificativas dos 20% restantes incluem a preferência pelo sabor, hábito de já consumir esse tipo de leite e a ausência e/ou presença de aditivos em menor quantidade. Grande parte dos consumidores de leite pasteurizado também disseram que acham a embalagem pouco prática, sendo este um fator que influencia a escolha no momento da compra do produto. Com base nos dados apresentados foi possível concluir que a embalagem é um fator muito importante para a aquisição dos alimentos, havendo a necessidade da elaboração de uma embalagem mais moderna e prática para o leite pasteurizado visando aumentar seu consumo.
Palavras-chave Embalagem, Leite UHT, Leite pasteurizado
Forma de apresentação..... Painel
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