Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11623

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Rogério Teixeira Lopes
Orientador ALEXANDRE MARTINS REIS
Título Projeto de barra estabilizadora traseira para o veículo UFVbaja
Resumo Durante a prova de manobrabilidade da Competição Nacional Baja SAE BRASIL 2017, o veículo UFVBaja teve dificuldade em contornar obstáculos e curvas de raios pequenos, culminando assim em uma perca de tempo e consequentemente de pontos na classificação. Dessa forma,o trabalho realizado teve como objetivo projetar e construir uma barra estabilizadora traseira para o protótipo UFVBaja , de modo a alcançar uma maior transferência lateral de carga no próprio eixo traseiro, criando assim uma saturação prematura do pneu e consequentemente uma derrapagem das rodas traseira (oversteer), diminuindo assim o raio de curvatura do veículo. O projeto da barra estabilizadora se deu a partir de um ponto ideal de alocação da mesma no veículo, impedindo assim a colisão com outros componentes em situação diversas do sistema de suspensão, em seguida foram feitos os cálculos de rigidez e resistência à torção da barra.A barra acrescentou uma rigidez torcional ao eixo traseiro em 7,7 KN/m além de fornecer uma rigidez a rolagem de 40,89 KN.m/rad, reduzindo assim o gradiente de rolagem em cerca de 83,1% em relação ao veiculo sem barra e propiciando assim um aumento em 26,2% na transferência lateral de carga no eixo traseiro.
A partir dos valores encontrados, realizaram-se dois testes a fim de validar as melhorias da barra estabilizadora. O primeiro teste consistiu em contornar um cone tendo como objetivo principal mensurar a redução do raio de giro desse veículo após o implemento da barra. O segundo,se fez similar ao primeiro porém o objetivo principal foi descobrir a rolagem do veículo através de anéis colocados nas hastes dos amortecedores. Através dessas validações realizadas concluiu-se que a barra estabilizadora teve influencia direta nas características desejadas, diminuindo o raio de giro em 15,7%, passando de 4,18 metros para 3,52 metros e reduzindo a rolagem do veículo em 35,6 % na manobra realizada.
Dessa forma, a barra estabilizadora alocada no eixo traseiro atingiu os resultados esperados de modo a tornar o veículo UFVBaja um protótipo mais ágil e competitivo.
Palavras-chave Barra estabilizadora, raio de curvatura, transferência de carga
Forma de apresentação..... Painel
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