ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Engenharia/Tecnologia |
Setor | Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica |
Bolsa | FAPEMIG |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FAPEMIG |
Primeiro autor | Rogério Teixeira Lopes |
Orientador | ALEXANDRE MARTINS REIS |
Título | Projeto de barra estabilizadora traseira para o veículo UFVbaja |
Resumo | Durante a prova de manobrabilidade da Competição Nacional Baja SAE BRASIL 2017, o veículo UFVBaja teve dificuldade em contornar obstáculos e curvas de raios pequenos, culminando assim em uma perca de tempo e consequentemente de pontos na classificação. Dessa forma,o trabalho realizado teve como objetivo projetar e construir uma barra estabilizadora traseira para o protótipo UFVBaja , de modo a alcançar uma maior transferência lateral de carga no próprio eixo traseiro, criando assim uma saturação prematura do pneu e consequentemente uma derrapagem das rodas traseira (oversteer), diminuindo assim o raio de curvatura do veículo. O projeto da barra estabilizadora se deu a partir de um ponto ideal de alocação da mesma no veículo, impedindo assim a colisão com outros componentes em situação diversas do sistema de suspensão, em seguida foram feitos os cálculos de rigidez e resistência à torção da barra.A barra acrescentou uma rigidez torcional ao eixo traseiro em 7,7 KN/m além de fornecer uma rigidez a rolagem de 40,89 KN.m/rad, reduzindo assim o gradiente de rolagem em cerca de 83,1% em relação ao veiculo sem barra e propiciando assim um aumento em 26,2% na transferência lateral de carga no eixo traseiro. A partir dos valores encontrados, realizaram-se dois testes a fim de validar as melhorias da barra estabilizadora. O primeiro teste consistiu em contornar um cone tendo como objetivo principal mensurar a redução do raio de giro desse veículo após o implemento da barra. O segundo,se fez similar ao primeiro porém o objetivo principal foi descobrir a rolagem do veículo através de anéis colocados nas hastes dos amortecedores. Através dessas validações realizadas concluiu-se que a barra estabilizadora teve influencia direta nas características desejadas, diminuindo o raio de giro em 15,7%, passando de 4,18 metros para 3,52 metros e reduzindo a rolagem do veículo em 35,6 % na manobra realizada. Dessa forma, a barra estabilizadora alocada no eixo traseiro atingiu os resultados esperados de modo a tornar o veículo UFVBaja um protótipo mais ágil e competitivo. |
Palavras-chave | Barra estabilizadora, raio de curvatura, transferência de carga |
Forma de apresentação..... | Painel |