| ISSN | 2237-9045 | 
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa | 
| Nível | Graduação | 
| Modalidade | Extensão | 
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde | 
| Área temática | Ciências Biológicas | 
| Setor | Departamento de Nutrição e Saúde | 
| Bolsa | Outros | 
| Conclusão de bolsa | Não | 
| Apoio financeiro | Outros | 
| Primeiro autor | André Luiz Coutinho Júnior | 
| Orientador | MARIA TERESA FIALHO DE SOUSA CAMPOS | 
| Outros membros | Giovanna Barros Sousa, Giovanni Fantuzzi Rodrigues, Gustavo Moreira Esteves, Iana Torres de Castro, Maria Abreu Gott Cunha, Renata Conceicao Pimentel de Lima, Vinicius Fernandes Paris | 
| Título | As cores da horta na composição do prato de pré-escolares: Uma proposta lúdica para estimular a experimentação de novos sabores | 
| Resumo | A seleção de alimentos é parte de um sistema comportamental complexo no ser humano e a comensalidade social na fase pré-escolar propicia momentos de aprendizagens cognitivas, psicomotora e apreciativas, com a finalidade de estimular favoravelmente a criança no ato da refeição. Na formação de atitudes positivas frente à experimentação de novos sabores e texturas de alimentos, a educação nutricional e alimentar para pré-escolar é uma estratégia de intervenção dirigida que deve estar adequada às necessidades identificadas e aos estilos de aprendizagens predominantes desta faixa etária. Partindo-se de uma demanda solicitada do Projeto “Crescendo com saúde” pautada na necessidade de desenvolver ações educativas com as crianças de 2 a 3 anos de idade assistidas em entidades filantrópicas de Viçosa, Minas Gerais, formulou-se uma proposta de educação alimentar, de forma lúdica, para estimular pré-escolares à experimentação de novos alimentos. Para seleção e construção dos recursos lúdicos que fossem mais apropriados a conjuntura das creches e à percepção das crianças o delineamento metodológico foi pautado em seis etapas: visita técnica a AMARBEN – ASSOCIAÇÃO MARIANA BENEFICENTE - onde será desenvolvido o projeto piloto; contato interpessoal com os pré-escolares para identificar como estes despertam, concentram e processam melhor às informações recebidas; conversa com a dirigente da AMARBEN para conhecer as demandas alimentares; articulação com a coordenadora do projeto “Crescendo com saúde” para corresponder às suas expectativas; e envolvimento do laboratório de Educação Alimentar e Nutricional/UFV, na produção dos recursos lúdicos propostos. Com base nas observações em comunicação com esses pré-escolares foram selecionados dois recursos lúdicos: uma história infantil que focasse nos alimentos que serão cultivados na horta da AMARBEN e uma música para fixação dos conteúdos que compõem a história a ser contada aos pré-escolares. O critério de seleção do conteúdo do livro “O pequeno e forte tomate e seus super-amigos na horta da escola” contemplou os princípios de validade, flexibilidade, significado e utilidade. Para a adequação da linguagem do texto, das cores e dos cenários das 8 páginas do livro realizou-se sucessivos encontros com a equipe de autoria, envolvendo a apreciação as professoras e a equipe do “Crescendo com saúde”. Este trabalho resultou nos personagens: pequeno e forte tomate, capitão-cenourinha, alface maravilha e incrível banana, cujas falas reforçam conhecimentos que podem aguçar o interesse de pré-escolares na experimentação desses alimentos. Os cenários do livro retratam, de forma singular e lúdica, a futura horta da escola e os alimentos que irão compor as refeições servidas na AMARBEN. Considerando texto, ilustrações e música, a próxima etapa consistirá na exposição destes materiais às crianças para avaliação da aceitação perante aos alimentos alusivos aos personagens e do entendimento destas quanto ao conteúdo semeado no livro. | 
| Palavras-chave | Recurso Lúdico, Alimentação Saudável, Pré-escolar. | 
| Forma de apresentação..... | Painel |