Resumo |
O estágio supervisionado é o momento no qual o aluno tem a possibilidade de relacionar toda a teoria acumulada, entender a realidade do contexto escolar e aplicar, durante um período, uma sequência de aulas referentes ao seu curso. Desse modo, o presente trabalho objetiva relatar como foi a preparação de materiais didáticos para a aplicação de 8 aulas de regência de estágio de ciências de uma aluna Surda do curso de Licenciatura em Educação do Campo, em uma escola regular, com alunos ouvintes do 7 º ano. Dentre as ações desenvolvidas para a realização do estágio, destacam-se: monitorias em Libras para discussão e organização dos conteúdos a ser abordado, leitura de textos teóricos em Língua Portuguesa e discussão em Libras, orientação de monitores e professores do curso e produção de plano de aula visual. Na preparação dos materiais, uma das dificuldades observadas foi a leitura em Língua Portuguesa pois, como sabemos, ela é uma segunda língua para os Surdos. Diante dessa conjuntura, para sanar tais dificuldades, foi proposto a criação de um dicionário visual, para que a aluna conseguisse relacionar os vocabulários que já havia adquirido com outras palavras novas que fossem aparecendo. Também foi solicitado que a aluna registrasse todos os vocábulos desconhecidos e, após, foi aplicada uma atividade de apresentação de sinônimos, o que possibilitou que a aluna conhecesse novas palavras e as relacionasse com as que ela já conhecia. No percurso das monitorias, percebeu-se que a aluna estava adquirindo também sinais novos, o que nos levou a gravação desses sinais para a criação de um sinalário específico do curso. Ainda com relação ao material, observamos que, na aplicação das aulas, o uso de imagens no material foi benéfico tanto para a aluna Surda quanto para os alunos ouvintes, o que se mostrou uma metodologia benéfica nesse processo. Por fim, sabemos que a comunidade Surda está presente cada vez mais no âmbito universitário e, dessa forma, espera-se que este trabalho possa servir de suporte para novos Surdos que futuramente se encontrem no mesmo contexto e com os mesmos desafios. |