Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11608

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Carlos Antonio Jacinto
Orientador MICHELLE NAVE VALADÃO
Outros membros CRISTIANE LOPES ROCHA DE OLIVEIRA, DANILA RIBEIRO GOMES, Marianna Ribeiro da Silva, Regiane Aparecida de Oliveira
Título O professor Surdo e o estágio com alunos ouvintes: desafios e possibilidades
Resumo O estágio supervisionado é o momento no qual o aluno tem a possibilidade de relacionar toda a teoria acumulada, entender a realidade do contexto escolar e aplicar, durante um período, uma sequência de aulas referentes ao seu curso. Desse modo, o presente trabalho objetiva relatar como foi a preparação de materiais didáticos para a aplicação de 8 aulas de regência de estágio de ciências de uma aluna Surda do curso de Licenciatura em Educação do Campo, em uma escola regular, com alunos ouvintes do 7 º ano. Dentre as ações desenvolvidas para a realização do estágio, destacam-se: monitorias em Libras para discussão e organização dos conteúdos a ser abordado, leitura de textos teóricos em Língua Portuguesa e discussão em Libras, orientação de monitores e professores do curso e produção de plano de aula visual. Na preparação dos materiais, uma das dificuldades observadas foi a leitura em Língua Portuguesa pois, como sabemos, ela é uma segunda língua para os Surdos. Diante dessa conjuntura, para sanar tais dificuldades, foi proposto a criação de um dicionário visual, para que a aluna conseguisse relacionar os vocabulários que já havia adquirido com outras palavras novas que fossem aparecendo. Também foi solicitado que a aluna registrasse todos os vocábulos desconhecidos e, após, foi aplicada uma atividade de apresentação de sinônimos, o que possibilitou que a aluna conhecesse novas palavras e as relacionasse com as que ela já conhecia. No percurso das monitorias, percebeu-se que a aluna estava adquirindo também sinais novos, o que nos levou a gravação desses sinais para a criação de um sinalário específico do curso. Ainda com relação ao material, observamos que, na aplicação das aulas, o uso de imagens no material foi benéfico tanto para a aluna Surda quanto para os alunos ouvintes, o que se mostrou uma metodologia benéfica nesse processo. Por fim, sabemos que a comunidade Surda está presente cada vez mais no âmbito universitário e, dessa forma, espera-se que este trabalho possa servir de suporte para novos Surdos que futuramente se encontrem no mesmo contexto e com os mesmos desafios.
Palavras-chave Bilinguismo, Materiais didáticos, Educação do campo
Forma de apresentação..... Painel
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