Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11606

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Letícia Marques da Silva Neto
Orientador PATRICIA DE OLIVEIRA SALGADO
Outros membros Anderson Moreira de Melo, CRISTIANE CHAVES DE SOUZA, Jose Victor Soares da Silva, Lara Magalhães Fialho Carvalho, Larissa Bruna Bhering Silva, LUCIENE MUNIZ BRAGA DASKALEAS, PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Título Os benefícios do projeto “O cuidado e o autocuidado de pacientes em uso de medicamentos: práticas educativas para a promoção da saúde” na formação do enfermeiro
Resumo Introdução: O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CISMIV) e a Unidade de Atendimento Especializado em Saúde (UAES) são serviços de saúde de média complexidade ambulatorial. E por isso, são locais onde é comum a prescrição de medicamentos para o tratamento dos usuários. Entretanto, estima-se que cerca de 50% dos medicamentos são prescritos, dispensados ou usados de maneira inadequada¹. Portanto, o objetivo do projeto foi desenvolver ações educativas com usuários e/ou responsáveis sobre o uso correto e seguro de medicamentos. Objetivo: Relatar a vivência de estudantes de enfermagem na realização do projeto de extensão intitulado : “O cuidado e o autocuidado de pacientes em uso de medicamentos: práticas educativas para a promoção da saúde”, realizado no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CISMIV) e na Unidade de Atendimento Especializado em Saúde (UAES) bem como os impactos desse na formação como enfermeiro. Descrição das principais ações: Projeto desenvolvido desde março de 2019, sendo as principais ações desenvolvidas: realização de salas de esperas e consultas de enfermagem com temas relacionados ao uso correto e seguro de medicamentos em grupos de pessoas portadoras de doenças cardiovasculares, sendo a hipertensão arterial sistêmica a mais prevalente. Resultados: A realização dos grupos educativos e das consultas de enfermagem proporcionou aos alunos o aprimoramento de características inerentes ao profissional enfermeiro, como: comunicação, saber ouvir, empatia, liderança e educador em saúde. Participaram das atividades pessoas de diversas idades inclusive os acompanhantes. O estabelecimento de vínculo entre usuário e profissional, tornavam as atividades divertidas, muitos participantes sentiam liberdade de expressar suas dúvidas, suas vivências, e ao sanarmos as dúvidas ganhávamos a confiança dos usuários e o mais valioso, gerávamos conhecimento; sendo este, capaz de influenciar positivamente no processo de educação em saúde de cada um. Considerações finais: As atividades desenvolvidas buscam auxiliar o usuário com dificuldade de adesão ao regime terapêutico prescrito e promover o autocuidado. Contudo, o resultado do projeto, além de contribuir com a sociedade, permite que os alunos vivenciem na prática o papel do enfermeiro como educador em saúde. Diante disso, torna-se imprescindível para a formação acadêmica, estruturada nos pilares da pesquisa, ensino e extensão, a atuação em contíguo com a comunidade.
Palavras-chave Enfermagem, Educação em Saúde, Adesão terapêutica
Forma de apresentação..... Painel
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