ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Ciências Biológicas |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
UFV |
Primeiro autor |
Letícia Marques da Silva Neto |
Orientador |
PATRICIA DE OLIVEIRA SALGADO |
Outros membros |
Anderson Moreira de Melo, CRISTIANE CHAVES DE SOUZA, Jose Victor Soares da Silva, Lara Magalhães Fialho Carvalho, Larissa Bruna Bhering Silva, LUCIENE MUNIZ BRAGA DASKALEAS, PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR |
Título |
Os benefícios do projeto “O cuidado e o autocuidado de pacientes em uso de medicamentos: práticas educativas para a promoção da saúde” na formação do enfermeiro |
Resumo |
Introdução: O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CISMIV) e a Unidade de Atendimento Especializado em Saúde (UAES) são serviços de saúde de média complexidade ambulatorial. E por isso, são locais onde é comum a prescrição de medicamentos para o tratamento dos usuários. Entretanto, estima-se que cerca de 50% dos medicamentos são prescritos, dispensados ou usados de maneira inadequada¹. Portanto, o objetivo do projeto foi desenvolver ações educativas com usuários e/ou responsáveis sobre o uso correto e seguro de medicamentos. Objetivo: Relatar a vivência de estudantes de enfermagem na realização do projeto de extensão intitulado : “O cuidado e o autocuidado de pacientes em uso de medicamentos: práticas educativas para a promoção da saúde”, realizado no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CISMIV) e na Unidade de Atendimento Especializado em Saúde (UAES) bem como os impactos desse na formação como enfermeiro. Descrição das principais ações: Projeto desenvolvido desde março de 2019, sendo as principais ações desenvolvidas: realização de salas de esperas e consultas de enfermagem com temas relacionados ao uso correto e seguro de medicamentos em grupos de pessoas portadoras de doenças cardiovasculares, sendo a hipertensão arterial sistêmica a mais prevalente. Resultados: A realização dos grupos educativos e das consultas de enfermagem proporcionou aos alunos o aprimoramento de características inerentes ao profissional enfermeiro, como: comunicação, saber ouvir, empatia, liderança e educador em saúde. Participaram das atividades pessoas de diversas idades inclusive os acompanhantes. O estabelecimento de vínculo entre usuário e profissional, tornavam as atividades divertidas, muitos participantes sentiam liberdade de expressar suas dúvidas, suas vivências, e ao sanarmos as dúvidas ganhávamos a confiança dos usuários e o mais valioso, gerávamos conhecimento; sendo este, capaz de influenciar positivamente no processo de educação em saúde de cada um. Considerações finais: As atividades desenvolvidas buscam auxiliar o usuário com dificuldade de adesão ao regime terapêutico prescrito e promover o autocuidado. Contudo, o resultado do projeto, além de contribuir com a sociedade, permite que os alunos vivenciem na prática o papel do enfermeiro como educador em saúde. Diante disso, torna-se imprescindível para a formação acadêmica, estruturada nos pilares da pesquisa, ensino e extensão, a atuação em contíguo com a comunidade. |
Palavras-chave |
Enfermagem, Educação em Saúde, Adesão terapêutica |
Forma de apresentação..... |
Painel |