Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11599

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor MATHEUS DE ALMEIDA FERREIRA
Orientador ISNARD DOMINGOS FERRAZ
Título O uso de animações e suas possibilidades aplicadas no ensino da física.
Resumo De acordo com Paulo Freire, em sua obra “Pedagogia da Autonomia”, “Não há ensino sem a pesquisa, e não há pesquisa sem o ensino”. Correlativamente ao pensamento, a utilização de novas tecnologias no ensino da Física tem sido um assunto muito abordado em pesquisas científicas que avaliam as maneiras de melhora no ensino e aprendizagem por parte dos alunos no ensino dessa disciplina. Dentre as várias aplicações dos computadores nas escolas, a utilização de simulações tem sido uma das práticas mais efetivas e mais comum pois, serve como ponte entre o estudo teórico do fenômeno e os experimentos de laboratório (Física Experimental). A inserção de novas tecnologias, via utilização de animações e recursos visuais têm contribuído bastante para que o estudante possa explorar as inúmeras conexões entre os conhecimentos científicos básicos, os fenômenos naturais e as aplicações existentes na disciplina da Física. Nessa perspectiva, foram selecionadas animações que apresentassem recursos visuais atrativos, grande possibilidade de interatividade do estudante com o recurso e boa representatividade dos fenômenos físicos estudados, objetivando possibilitar a apreensão do conteúdo por parte dos alunos. Selecionou-se, então, animações que tratavam de conteúdo do primeiro ano do ensino médio. Elaborou-se roteiros de aula de buscando otimizar o tempo de interação do estudante com a simulação no laboratório, considerando o tempo de cinquenta minutos por aula. Com isso, nesse trabalho de pesquisa pretende-se formar um panorama dos conteúdos de Física no ensino médio mais abordados pelos materiais didáticos digitais de apoio ao aprendizado, tais como animações interativas computacionais e fazer uma análise do uso dessas animações como organizadores prévios de conhecimento e avaliar o efeito das mesmas na percepção e visualização de conceitos de Física de alunos do CAp-COLUNI da primeira e segunda séries. Tal ação intermediada por aulas com computadores e utilizando as animações selecionadas por tópicos relacionados aos temas estudados pelos alunos no momento e aulas teóricas. Proporcionando uma junção da aula teórica e a utilização das simulações computacionais para melhor apreensão do aluno e fixação da matéria analisada. Após a realização das aulas com as devidas questões sobre as animações aplicadas, os alunos responderão a um questionário de avaliação das simulações, descrevendo a experiência e principalmente como a simulação apresentada o ajudou ou não na apreensão dos conteúdos abordados. Por fim, será feita a análise dos dados oriundos da avaliação realizadas pelos alunos, confrontando com o que se apresenta na literatura pertinente ao tema.
Palavras-chave Ensino, Tecnologia, Animações.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.