Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11594

ISSN 2237-9045
Instituição Escola Estadual Padre Vicente Carvalho
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Ana Cecília Fernandes Vidigal
Orientador MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER
Outros membros Ana Carolina Lisboa de Oliveira, Andressa Cristina Rosa Júlio, Antonio Eustáquio Carneiro Vidigal, Bianca Pereira Dias, Gabriele Moreira Vieira, Kamilly Fernandes Barbosa, Maria Clara Vieira Mendes, Raila Kauane, Leandro de Carvalho
Título Monitoria no Ensino Médio em uma Escola Estadual de Minas Gerais: Melhora da aprendizagem, aumento do interesse pela Química e pela atividade docente
Resumo A monitoria pode representar uma importante ferramenta para o processo ensino-aprendizagem, despertando novos talentos para o exercício do magistério e contribuindo para um melhor entendimento de conteúdos trabalhados em sala de aula e o aprofundamento dos conhecimentos sobre esses temas. Esta é uma prática usual no Ensino Superior, mas pouco comum em escolas públicas da Educação Básica. Este trabalho teve por objetivo avaliar o impacto de um sistema de monitoria em Química iniciado em março de 2019 em uma Escola Estadual no interior de Minas Gerais. A estratégia foi elaborada como parte do projeto da UFV “Químicas, Físicas e Engenheiras em Ação: Construindo Conhecimento”, com apoio do CNPq/MCTIC/MEC, que visa incentivar as meninas a seguirem carreiras em Ciências Exatas e Tecnológicas. A estratégia adotada foi a seguinte: Em horário extraclasse, o professor de Química se reunia com dez estudantes do primeiro e segundo anos do Ensino Médio (Bolsistas de Iniciação Científica Júnior e voluntários do projeto) para a preparação das atividades da monitoria: listas de exercícios, jogos, atividades com modelos. Os monitores realizavam as atividades com os seus colegas de sala (90 alunos) também fora do horário de aula. Para avaliar o impacto dessa proposta na formação dos monitores e na aprendizagem dos alunos, foram aplicados questionários para todos os participantes. As questões abordaram temas relacionados com a melhoria na aprendizagem de Química, o desempenho escolar, o interesse em estudar Química. No questionário dos monitores foram incluídas questões para avaliar o interesse pela docência. Os alunos reportaram que nas aulas de monitoria eles puderam tirar dúvidas, ouvir novamente a explicação da matéria e fazer mais exercícios. Foram unânimes em afirmar que as atividades de monitoria estão contribuindo para a melhora de suas notas e 45% afirmaram que continuar os estudos na área de química em nível superior passou a ser uma opção a ser considerada. Os monitores afirmaram que a atividade proporcionou oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em Química e que, ao ensinarem os colegas, melhoraram sua própria aprendizagem. Quanto ao interesse pela docência, 60% deles disseram que estão gostando de ensinar Química. Esta pesquisa permitiu concluir que esta proposta de monitoria aumentou o interesse dos estudantes pela Química e tem um grande potencial de contribuir para a melhora da aprendizagem na escola.
Palavras-chave Monitoria, atividade docente, melhoria da aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.