ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Faculdade Santa Marcelina |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Ciências Humanas |
Setor | Departamento de Educação |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Milene Carolina da Silva |
Orientador | Douglas Soares Cirino |
Outros membros | Amanda Vieira da Silva , Deiziane Silva de Souza , Eliana Inez Pedrosa , Taynara Kerolayne Santos Elizeu |
Título | A criação de um Blog para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem |
Resumo | O presente trabalho visou à criação e manutenção de um blog (no GMAIL-BLOGGER) que serviu como uma ferramenta no processo ensino-aprendizagem do conteúdo de Geografia em uma escola pública de ensino médio na cidade de Muriaé Minas Gerais. Para sua elaboração partiu-se do seguinte questionamento: seria o recurso blog um instrumento capaz de aprimorar o processo ensino-aprendizagem na educação presencial? A ideia surge a partir de uma avaliação diagnóstica de perfil dos discentes, ao detectar que um grande quantitativo tinha interesse em realizar o exame do ensino médio (ENEM), porém não tinham como custear um cursinho preparatório. Diante disso, os professores de Geografia, se mobilizaram para a implantação do blog, com o intuito de disponibilizar exercícios complementares aos estudados em sala de aula, sendo planejado como atividade extraclasse. Para atualização do conteúdo do blog, foram selecionados alunos da graduação da Faculdade Santa Marcelina-MG sob a supervisão do professor autor do blog. Para ter acesso ao conteúdo do blog é necessário clicar no link disponibilizado para os discentes. No blog criado, os alunos têm contato com a matriz referência dos conteúdos do ENEM, além disso, há links com vídeo de aulas extraídas do youtube, além de post de exercícios, dúvidas e comentários. As metodologias empregadas foram a qualitativa (revisão bibliográfica) e a quantitativa por meio da sondagem das postagens de dúvidas e comentários sobre os conteúdos. As novas tecnologias da comunicação e informação são recursos de grande potencialidade para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem. De acordo com Santos (2005, p.2) "as novas tecnologias tornaram-se em pouco tempo, no principal meio de comunicação direta ou indireta entre as pessoas". Uma dessas tecnologias são os blogs que são serviços que oferecem ferramentas para a publicação de textos na internet, para a comunicação de informações. Veira e Halú (2008, p.6) definem o blog como uma página da web com notas colocadas em ordem crescente inversa. Os blogs são endereços virtuais, são fontes de obtenção de informações, são espaços democráticos, que permitem que quem os acessem possam trocar/difundir e reciclar conhecimento, atualizar e compartilhar informações, além de publicar fotos e vídeos, produção de texto, análise de opinião, além de favorecer um trabalho colaborativo professor/aluno e aluno/aluno. Conclui-se que o recurso favoreceu uma melhor compreensão dos conteúdos da geografia, interação discente/docente por meios dos comentários e dúvidas e divulgação do conhecimento geográfico. SANTOS, I.D.S As Novas Tecnologias na Educação e seus reflexos na escola e no mundo do trabalho. II Jornada Internacional de Políticas Públicas. São Luís do Maranhão, 23 a 26 de agosto de 2005. VIEIRA, S.L. & HALÚ, R. C. Utilização de blogs no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa - uma experiência no Colégio Estadual Santa Gemma Galgani. Curitiba SEED/PR 2008. |
Palavras-chave | Blog, Aprendizagem, Novas Tecnologias. |
Forma de apresentação..... | Painel |