ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Ciências Biológicas |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Bolsa |
PIBIC/CNPq |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CNPq |
Primeiro autor |
Ana Carolina Nunes Almeida |
Orientador |
LUCIENE MUNIZ BRAGA DASKALEAS |
Outros membros |
Mirele Herculina Pires |
Título |
Limitações da coleta de dados num estudo de coorte: relato de experiência |
Resumo |
Introdução: A coleta de dados consiste numa etapa da pesquisa científica destinada a obter um conjunto de dados para gerar informações após análise. O sucesso dessa etapa da pesquisa é fundamental para responder à questão e objetivos da pesquisa. Todavia, vale ressaltar que existem dificuldades durante a implementação da coleta de dados de uma pesquisa científica. Objetivo: relatar a experiência dos estudantes durante a coleta de dados de um projeto de Iniciação Científica. Metodologia: relato de experiência. A coleta de dados foi realizada no período de novembro/dezembro 2018 nos períodos diurno e noturno após o término de cada plantão da equipe de enfermagem de um hospital do interior de Minas Gerais. A pesquisa foi intitulada “A segurança do paciente no cateterismo venoso periférico e central: Práticas de enfermagem e a prevenção de eventos adversos” e tinha como objetivo analisar a incidência de complicações relacionadas com o cateter venoso periférico e central em adultos. Resultados: O conhecimento sobre os tipos de complicações relacionadas com os cateteres venosos periférico e central foi essencial no desenvolvimento da pesquisa, agregando conhecimento científico aos estudantes. Entre as dificuldades encontradas durante a coleta de dados, destaca-se: a resistência por parte da equipe de enfermagem pela presença dos estudantes; a dificuldade de criar vínculo com os profissionais que não foram receptivos, que muitas vezes realizavam expressões faciais e verbais negativas; a dedicação e disponibilidade de tempo para realizar a coleta de dados, pois exigia visitas diárias no local, inclusive finais de semana e feriado. Conclusões: a compreensão teórico-prática por parte dos estudantes/pesquisador do estudo é essencial para implementar a coleta dos dados. A acessibilidade, a comunicação entre os profissionais, a criação de vínculos e uma estrutura que favoreça a implementação da etapa de coleta de dados e o desenvolvimento de pesquisas é fundamental para o sucesso dessa etapa. A participação dos estudantes de iniciação científica na coleta de dados foi de extrema importância para o crescimento acadêmico. |
Palavras-chave |
enfermagem, coleta de dados, segurança do paciente |
Forma de apresentação..... |
Painel |