Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11591

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Ana Carolina Nunes Almeida
Orientador LUCIENE MUNIZ BRAGA DASKALEAS
Outros membros Mirele Herculina Pires
Título Limitações da coleta de dados num estudo de coorte: relato de experiência
Resumo Introdução: A coleta de dados consiste numa etapa da pesquisa científica destinada a obter um conjunto de dados para gerar informações após análise. O sucesso dessa etapa da pesquisa é fundamental para responder à questão e objetivos da pesquisa. Todavia, vale ressaltar que existem dificuldades durante a implementação da coleta de dados de uma pesquisa científica. Objetivo: relatar a experiência dos estudantes durante a coleta de dados de um projeto de Iniciação Científica. Metodologia: relato de experiência. A coleta de dados foi realizada no período de novembro/dezembro 2018 nos períodos diurno e noturno após o término de cada plantão da equipe de enfermagem de um hospital do interior de Minas Gerais. A pesquisa foi intitulada “A segurança do paciente no cateterismo venoso periférico e central: Práticas de enfermagem e a prevenção de eventos adversos” e tinha como objetivo analisar a incidência de complicações relacionadas com o cateter venoso periférico e central em adultos. Resultados: O conhecimento sobre os tipos de complicações relacionadas com os cateteres venosos periférico e central foi essencial no desenvolvimento da pesquisa, agregando conhecimento científico aos estudantes. Entre as dificuldades encontradas durante a coleta de dados, destaca-se: a resistência por parte da equipe de enfermagem pela presença dos estudantes; a dificuldade de criar vínculo com os profissionais que não foram receptivos, que muitas vezes realizavam expressões faciais e verbais negativas; a dedicação e disponibilidade de tempo para realizar a coleta de dados, pois exigia visitas diárias no local, inclusive finais de semana e feriado. Conclusões: a compreensão teórico-prática por parte dos estudantes/pesquisador do estudo é essencial para implementar a coleta dos dados. A acessibilidade, a comunicação entre os profissionais, a criação de vínculos e uma estrutura que favoreça a implementação da etapa de coleta de dados e o desenvolvimento de pesquisas é fundamental para o sucesso dessa etapa. A participação dos estudantes de iniciação científica na coleta de dados foi de extrema importância para o crescimento acadêmico.
Palavras-chave enfermagem, coleta de dados, segurança do paciente
Forma de apresentação..... Painel
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