Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11589

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Leonardo Vieira de Albuquerque Rezende
Orientador RODOLPHO VILELA ALVES NEVES
Outros membros Matheus Venâncio Muniz Souza e Silva
Título Lógica fuzzy aplicada em um sistema de decisão para do uso de frenagem regenerativa de um veículo elétrico Fórmula SAE
Resumo Veículos elétricos têm apresentado um grande progresso tecnológico na última década, sendo uma das principais soluções para a redução das emissões e uma opção de transporte menos prejudicial ao meio ambiente se comparado aos combustíveis fósseis. A energia utilizada para a movimentação destes veículos está armazenada em baterias de lítio, que precisam de medidas de segurança para funcionarem sem oferecer riscos a vida humana. Devido ao crescente desenvolvimento tecnológico destes dispositivos, é cada vez mais importante buscar medidas para se melhorar a eficiência destes sistemas de armazenamento. Uma possível solução é a frenagem regenerativa (FR). Caso o condutor, esteja descendo uma ladeira ou em uma situação em que o motorista pressione os freios, o motor elétrico pode atuar como gerador, que carrega os elementos armazenadores do veículo e freia o carro. Além disso, é importante que os freios hidráulicos atuaem em conjunto nas rodas para garantir a segurança do piloto do veículo. O projeto de extensão Fórmula UFVolts Majorados tem o objetivo de projetar e construir um veículo elétrico para a competição Formula SAE Brazil que ocorre todo ano em São Paulo. Dentro deste ambiente é proposto um sistema inteligente que deve decidir quando pode ser utilizada a frenagem regenerativa, visto que as baterias estarão carregando com o veículo em movimento, ou a frenagem hidráulica, caso a parada deva ser imediata ou as baterias estiverem cheias. Tradicionalmente, computadores tomam decisões como ‘sim’ ou ‘não’, baseado em regras como Verdadeiro-Falso ou binários (0 ou 1). A lógica fuzzy, em contrapartida, opera em graus de pertinência intermediários, permitindo que hajam decisões graduadas entre o verdadeiro e o falso. Neste trabalho foi elaborado um sistema baseado em lógica fuzzy no qual decidirá se será utilizada ou não a frenagem regenerativa. O sistema de decisão baseado em lógica fuzzy considera algumas variáveis de entrada como: o estado de carga, do inglês, state of charge (SOC), a velocidade do veículo, o discurso do pedal (PedalTravel) e a velocidade de mudança no discurso do pedal (dPedralTravel). O PedalTravel é o quanto do pedal foi pressionado, sendo 0% o pedal parado na posição inicial e 100% o pedal completamente pressionado. O dPedalTravel é a velocidade que o piloto pressionou o pedal, sendo possível detectar se ele deu uma pisada no freio levemente para fazer uma simples curva, ou se ele pressionou de maneira abrupta, caso tenha detectado uma situação de emergência. A partir destes dados foram feitas simulações no software MATLAB/SIMULINK para casos típicos de operação, considerando uma frenagem durante uma curva e frenagens de emergência com a bateria carregada (SOC maior que 95%) e bateria descarregada (SOC menor que 35%). As simulações mostraram que é possível armazenar a energia recuperada durante as frenagens, caso a bateria não esteja completa, aumentando a eficiência de operação do carro elétrico.
Palavras-chave Lógica Fuzzy, Mandani, Frenagem Regenerativa
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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