Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11586

ISSN 2237-9045
Instituição Escola Estadual Padre Vicente Carvalho
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Kamilly Fernandes Barbosa
Orientador VANIA MARIA TEIXEIRA CARNEIRO
Outros membros Ana Carolina Lisboa de Oliveira, Ana Cecília Fernandes Vidigal, Antonio Eustáquio Carneiro Vidigal, Bianca Pereira Dias, MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER, Raila Kauane, Leandro de Carvalho
Título O Despertar para as Ciências através de Murais na Escola
Resumo A educação básica (EB) tem despertado pouco interesse dos alunos para a Ciência e Tecnologia. Entre as meninas, o desinteresse é ainda maior. O projeto da UFV “Químicas, Físicas e Engenheiras em Ação: Construindo Conhecimento”, com apoio do CNPq/MCTIC/MEC, visa incentivar as meninas a seguirem carreiras em C&T, bem como melhorar de uma forma geral a aprendizagem de Ciências na EB. Entre as estratégias propostas foi incluída a divulgação de notícias científicas em forma de murais nas escolas e também a elaboração de painéis sobre mulheres na Ciência, Tecnologia e Sociedade. Este trabalho descreve os resultados dessa estratégia na Escola Estadual Padre Vicente de Carvalho (EEPVC), como projeto piloto a ser reproduzido nas demais escolas participantes. Entre março e maio de 2019, a sistemática adotada na EEPVC foi a seguinte: Bolsistas de iniciação científica júnior e voluntárias do projeto pesquisaram temas sugeridos pelo professor de química e elaboraram Materiais de divulgação científica os Murais na Escola. O primeiro mural teve como tema “O dia internacional da mulher”. Em seguida, duas séries de murais foram construídas, simultaneamente. A primeira descreveu a história de mulheres vencedoras do prêmio Nobel. A segunda, apresentou notícias tais como “o dia mundial da astronomia” e “a primeira foto de um buraco negro”. Para a avaliação do impacto da proposta sobre o interesse dos estudantes por C&T, foi aplicado um questionário para 200 alunos do Ensino Médio, com perguntas relacionadas aos temas científicos, às carreiras em C&T, conhecimentos sobre buracos negros e sobre os temas de pesquisa e as ganhadoras do Prêmio Nobel ao longo da história. O primeiro mural interessou a 40% dos alunos, que não sabiam sobre os motivos que levaram as Nações Unidas a dedicarem 8 de março ao Dia Internacional da Mulher. Os alunos foram unânimes em afirmar que os demais murais despertam seu interesse pelos temas apresentados. Também foram unânimes ao concordarem que mulheres podem ser boas cientistas. Porém, apenas 5% deles conheciam pelo menos uma mulher ganhadora do prêmio Nobel antes da leitura dos painéis. Ainda, em relação ao Prêmio Nobel, 89% dos estudantes afirmaram que passaram a ter mais interesse pelo assunto após o contato com as informações dos painéis. Após a exposição do painel sobre o dia internacional da Astronomia, 70% dos alunos afirmaram ter interesse em pesquisar mais sobre o sistema solar. O painel sobre a primeira foto de um buraco negro interessou a 45% dos alunos, sendo que 22% dos alunos não sabiam da existência de buracos negros. Em relação a seguirem profissões relacionadas as ciências exatas, 57% dos alunos manifestaram interesse pela área. Portanto, conclui-se que os murais despertaram o interesse dos alunos por C&T e aumentaram sua curiosidade sobre os temas selecionados pela equipe. Assim, a estratégia terá continuidade e a atividade será ampliada para outras escolas participantes do projeto.
Palavras-chave Painéis, Prêmio Nobel, Notícias na escola
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.