Resumo |
O presente relato apresenta aspectos decorrentes da fase de imersão na escola pelos residentes do Programa Residência Pedagógica UFV - Educação Física, Campus Viçosa na Educação Infantil no CME Dr. Januário de Andrade Fontes, no período de 18 de fevereiro a 20 de maio de 2019. O centro educacional atende alunos das áreas periféricas da cidade, desde o ensino infantil até os anos finais do ensino fundamental. Conta com o período integral em algumas turmas do ensino infantil, além de atender também alunos com necessidades especiais. O que torna a residência uma experiência ainda mais enriquecedora para a formação dos futuros educadores. Baseando-se numa perspectiva crítica de ensino, no trato das diversas práticas corporais na escola, cabe à Educação Física levar em consideração seus conceitos, sentidos e significados a serem problematizados nas aulas instigando a autonomia e a reflexão crítica dos alunos. O objetivo do trabalho de intervenção na educação infantil foi considerar o acervo lúdico, as necessidades e interesses das crianças explorando os conteúdos esportes, danças, ginástica, jogos e brincadeiras ampliando o universo de experiências e conhecimentos por meio desses. Tendo em vista que a fase de imersão que integraliza as ações do Projeto Residência Pedagógica - Educação Física encontra-se em andamento, a partir dos dados preliminares obtidos e aqui relatados, chamou a atenção a comunicação afetiva estabelecida entre os alunos e os residentes os quais, muitas vezes, externavam-se por meio de abraços, dar as mãos durante grande parte dos momentos das intervenções. Somado a isso, foi observado a predisporão para participarem das atividades propostas, bem como a dependência dos alunos, característica essa que se faz presente pela própria faixa etária desses alunos, o que por sua vez, aumenta a demanda por um rigoroso planejamento das aulas, atenção e responsabilidade por parte do professor que atua nesse nível da educação básica.Destaca-se ainda a permanente presença do lúdico que configura-se elemento imprescindível no trato dos conteúdos trabalhados com esses alunos. Em suma, foi possível depreender ainda que ensinar a criança, tomando como ponto de partida que esta é um ser com características individuais e que precisa de estímulos para o seu crescimento e desenvolvimento, de forma a apreender funções fundamentais como a criatividade, a curiosidade, demanda do professor redimensionar as práticas pedagógicas na educação infantil, na qual o lúdico representa uma aprendizagem significativa na preparação das crianças para a vida adulta. |