Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11585

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Karen Cristiaine Domiciano
Orientador JAIRO ANTONIO DA PAIXAO
Outros membros Cícera Patricia Souza Gomes
Título Relato de experiência por residentes pedagógicos em uma escola pública no Município de Viçosa
Resumo O presente relato apresenta aspectos decorrentes da fase de imersão na escola pelos residentes do Programa Residência Pedagógica UFV - Educação Física, Campus Viçosa na Educação Infantil no CME Dr. Januário de Andrade Fontes, no período de 18 de fevereiro a 20 de maio de 2019. O centro educacional atende alunos das áreas periféricas da cidade, desde o ensino infantil até os anos finais do ensino fundamental. Conta com o período integral em algumas turmas do ensino infantil, além de atender também alunos com necessidades especiais. O que torna a residência uma experiência ainda mais enriquecedora para a formação dos futuros educadores. Baseando-se numa perspectiva crítica de ensino, no trato das diversas práticas corporais na escola, cabe à Educação Física levar em consideração seus conceitos, sentidos e significados a serem problematizados nas aulas instigando a autonomia e a reflexão crítica dos alunos. O objetivo do trabalho de intervenção na educação infantil foi considerar o acervo lúdico, as necessidades e interesses das crianças explorando os conteúdos esportes, danças, ginástica, jogos e brincadeiras ampliando o universo de experiências e conhecimentos por meio desses. Tendo em vista que a fase de imersão que integraliza as ações do Projeto Residência Pedagógica - Educação Física encontra-se em andamento, a partir dos dados preliminares obtidos e aqui relatados, chamou a atenção a comunicação afetiva estabelecida entre os alunos e os residentes os quais, muitas vezes, externavam-se por meio de abraços, dar as mãos durante grande parte dos momentos das intervenções. Somado a isso, foi observado a predisporão para participarem das atividades propostas, bem como a dependência dos alunos, característica essa que se faz presente pela própria faixa etária desses alunos, o que por sua vez, aumenta a demanda por um rigoroso planejamento das aulas, atenção e responsabilidade por parte do professor que atua nesse nível da educação básica.Destaca-se ainda a permanente presença do lúdico que configura-se elemento imprescindível no trato dos conteúdos trabalhados com esses alunos. Em suma, foi possível depreender ainda que ensinar a criança, tomando como ponto de partida que esta é um ser com características individuais e que precisa de estímulos para o seu crescimento e desenvolvimento, de forma a apreender funções fundamentais como a criatividade, a curiosidade, demanda do professor redimensionar as práticas pedagógicas na educação infantil, na qual o lúdico representa uma aprendizagem significativa na preparação das crianças para a vida adulta.
Palavras-chave Educação infantil, ludicidade, práticas pedagógicas.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.