Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11577

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Matheus Venâncio Muniz Souza e Silva
Orientador RODOLPHO VILELA ALVES NEVES
Outros membros Leonardo Vieira de Albuquerque Rezende
Título Aplicação de lógica fuzzy para diagnóstico de falhas em baterias de íons de lítio aplicadas a um veículo elétrico Formula SAE
Resumo Baterias de íons de lítio, atualmente, são a principal fonte de energia quando o assunto é mobilidade elétrica devido fatores como: potência, capacidade, peso, vida útil, além de serem menos tóxicas. Em compensação, se operadas fora das faixas recomendadas, são extremamente perigosas podendo até mesmo explodir. Quando utilizadas em veículos elétricos, em função da quantidade de energia requerida, a quantidade de baterias utilizadas aumenta significativamente e, com o aumento da quantidade de baterias, as chance que destas baterias entrarem em desequilíbrio, e saírem da zona segura de operação, aumentam. Para que isso não ocorra, circuitos de proteção devem ser implementados. Estes circuitos são comumente chamados de Sistemas de Gerenciamento de Baterias, do inglês battery management system (BMS), e possuem diversas funções, dentre elas: monitorar o nível de tensão das baterias para evitar sobrecargas e sobre descargas, monitorar o nível de corrente dessas, monitorar a temperatura, balancear as baterias para que essas dissipem igualmente potência e proteger as baterias interrompendo sua operação caso os limites sejam excedidos. Além disso, estimar estados internos como: estado de carga, do inglês state of charge (SOC), e estado de saúde, state of health (SOH), e reportar ao usuário. O presente trabalho teve o objetivo de desenvolver um método de detecção de falhas a ser implementado em um protótipo BMS com aplicação em um veículo do tipo Formula SAE. Existem BMS no mercado, mas estes são caros, pouco customizáveis e necessitam ser importados para o Brasil, o que limita consideravelmente o acesso ao dispositivo. A lógica fuzzy permite que classificações em valores diferentes da lógica Booleana, valores além de 0 ou 1. O conceito pode ser entendido como uma lógica nebulosa, assim como o cérebro humano, sendo mais qualitativa que as lógicas binárias. Neste trabalho, a lógica fuzzy foi utilizada para determinar o estado de operação de um banco de baterias e diagnosticar se houve ou não uma falha durante a operação e qual foi esta falha, chamado BMS-Fuzzy. O diagnóstico é feito através da interpretação de medidas da bateria que devem interromper seu funcionamento quando sua operação estiver diante uma operação prejudicial. Tomando como entrada os parâmetros: tensão terminal, corrente e SOC, foram definidas funções de pertinência e regras para a lógica de inferência fuzzy e implementadas em software MATLAB baseadas nos limites de uma célula da K2 Energy: LFP18650P – 1350 – 02. Três testes foram executados em software SIMULINK: sobrecarga, sobre descarga e sobre corrente. Nos 3 casos, o BMS-Fuzzy acusou as falhas de acordo com as regras propostas. Em suma, foi possível diagnosticar cada cenário de operação proposto com o BMS-Fuzzy. Em relação aos BMSs comerciais, o BMS-Fuzzy necessita mais memória para operar. Entretanto, micro-controladores atuais conseguem superar esta desvantagem com facilidade.
Palavras-chave lógica fuzzy, baterias litio-íon, BMS
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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