Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11567

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Lucas Araujo Silva
Orientador HELOISA RAIMUNDA HERNECK
Título Formação de educadores em gênero e sexualidade: cenas do cotidiano escolar
Resumo Podemos pensar a escola como um lugar de variedade de ideias e identidades, já que seu espaço é constituído por pessoas que carregam consigo a diversidade. Os documentos que regulamentam a educação no Brasil trazem em seus textos colocações que reforçam esse espaço como um lugar heterogêneo e de construção social. Vemos por exemplo, a Constituição Nacional (1988) situar a educação como ferramenta para exercer a “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”, além de permitir o “pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas”. Outro documento regulador, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) traz como princípio da educação nacional o “respeito à liberdade e apreço à tolerância”. Porém, temos ainda uma resistência no espaço escolar em trazer a temática gênero e sexualidade (prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais – 1997 – como tema transversal) para o currículo com a devida importância. Tratar o estudo de gênero e sexualidade no atual contexto social em que vivemos como necessário e relevante na educação é pensar num futuro com pessoas menos preconceituosas e mais atentas às suas práticas enquanto partes de uma sociedade permeada pela diversidade. “A Educação é vista na contemporaneidade como o caminho para a superação das desigualdades sociais, por meio da formação de cidadãos/ãs críticos/as, éticos/as e conscientes, objetivando sempre a mudança social.” (BELTRÃO, 2015, p.143). Deste modo, este trabalho aborda a relação da temática gênero e sexualidade com o ambiente escolar e com a educação. Através de um estudo de caso propomos uma reflexão sobre o uso dos padrões sociais de gênero como parâmetro para diagnosticar uma criança de 11 anos de idade como pessoa transgênero. Trata-se de uma pesquisa-ação em uma turma de 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Viçosa-MG, onde o pesquisador se inseriu na sala de aula para evidenciar a existência de situações envolvendo gênero e sexualidade e contrastar com o cenário de conservadorismo social que tenta coibir, proibir e limitar os trabalhos acerca da temática, ressaltando a importância e necessidade de pesquisas na área. Assim, financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), através deste trabalho de iniciação científica objetivamos contribuir para a formação de educadores e discentes à medida em que produzimos os dados da pesquisa, e assim tornar o ambiente escolar mais acolhedor e preparado para contribuir com uma sociedade mais justa para todas e todos.
Palavras-chave Escola, Gênero e Sexualidade, Formação de educadores
Forma de apresentação..... Oral
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