Resumo |
Com a tecnologia fazendo parte das famílias cada vez mais cedo e de forma mais abrangente, é preciso dar atenção especial às crianças, e inserir o hábito da leitura que foi o objetivo do Projeto, intitulado “ Sacola Mágica “, inserido no âmbito da Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa e desenvolvido em uma Escola Municipal de Viçosa-MG. A escola atualmente não possui uma biblioteca para os alunos, assim para que se pudesse suprir essa necessidade, em uma construção coletiva envolvendo a participação de residentes e preceptora do Programa Residência Pedagógica, cogitou-se a confecção das “Sacolas Mágicas”, onde as crianças poderiam levar os livros para casa, realizar individualmente ou com o auxílio dos familiares a leitura do mesmo e partilhar os saberes encontrados O projeto “Sacola Mágica” surgiu da necessidade de incentivar o hábito e o gosto pela leitura nos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho, visto que esse ato proporciona a criatividade, sensibilidade, criticidade além de favorecer o desenvolvimento de leitores autônomos. Para a construção desse projeto foi realizado um levantamento dos livros disponíveis em cada turma e feita uma seleção de acordo com a faixa etária. Após esse levantamento foi apresentado às crianças à importância da leitura, trabalhando-se com temas e histórias diferentes em cada sala, foi realizado uma Caça Tesouro para a entrega das “sacolas mágicas”, com intuito de despertar a curiosidade e interesse no projeto, além de ressignificar o ato da leitura. Quando as crianças encontraram as sacolas, criaram hipóteses para a utilização das mesmas. Antes de dar início ao empréstimo de livros, cada aluno pôde pintar, personalizar a sua sacola. O empréstimo acontece uma vez por semana, e no dia da devolução são propostas atividades relacionadas ao livro que acabara de ler, seja uma propaganda, desenho ou contação de história, compartilhando o que de mais significativo essa leitura os proporcionou. Com o apoio da gestão da escola e das professoras, foi possível concretizar este projeto que está em processo de desenvolvimento, mas já possui uma participação ativa e significativa de todos os alunos. Concluiu-se que desenvolve-se um maior domínio da linguagem, o potencial de concentração, a criatividade que são habilidades essenciais para imprimir aprendizagem significativa e despertar a atenção dos alunos de forma genuína, desenvolvendo o gosto pela leitura junto às habilidades de escrita. |