Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11561

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Cristiane de Paula Silva
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros Annamaria Murta Lemos Faria, Natália Cristina Teixeira dos Santos, Vanessa Campos Ferreira
Título Sacola Mágica: um incentivo à leitura para alunos em fase alfabetização inicial.
Resumo Com a tecnologia fazendo parte das famílias cada vez mais cedo e de forma mais abrangente, é preciso dar atenção especial às crianças, e inserir o hábito da leitura que foi o objetivo do Projeto, intitulado “ Sacola Mágica “, inserido no âmbito da Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa e desenvolvido em uma Escola Municipal de Viçosa-MG. A escola atualmente não possui uma biblioteca para os alunos, assim para que se pudesse suprir essa necessidade, em uma construção coletiva envolvendo a participação de residentes e preceptora do Programa Residência Pedagógica, cogitou-se a confecção das “Sacolas Mágicas”, onde as crianças poderiam levar os livros para casa, realizar individualmente ou com o auxílio dos familiares a leitura do mesmo e partilhar os saberes encontrados O projeto “Sacola Mágica” surgiu da necessidade de incentivar o hábito e o gosto pela leitura nos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho, visto que esse ato proporciona a criatividade, sensibilidade, criticidade além de favorecer o desenvolvimento de leitores autônomos. Para a construção desse projeto foi realizado um levantamento dos livros disponíveis em cada turma e feita uma seleção de acordo com a faixa etária. Após esse levantamento foi apresentado às crianças à importância da leitura, trabalhando-se com temas e histórias diferentes em cada sala, foi realizado uma Caça Tesouro para a entrega das “sacolas mágicas”, com intuito de despertar a curiosidade e interesse no projeto, além de ressignificar o ato da leitura. Quando as crianças encontraram as sacolas, criaram hipóteses para a utilização das mesmas. Antes de dar início ao empréstimo de livros, cada aluno pôde pintar, personalizar a sua sacola. O empréstimo acontece uma vez por semana, e no dia da devolução são propostas atividades relacionadas ao livro que acabara de ler, seja uma propaganda, desenho ou contação de história, compartilhando o que de mais significativo essa leitura os proporcionou. Com o apoio da gestão da escola e das professoras, foi possível concretizar este projeto que está em processo de desenvolvimento, mas já possui uma participação ativa e significativa de todos os alunos. Concluiu-se que desenvolve-se um maior domínio da linguagem, o potencial de concentração, a criatividade que são habilidades essenciais para imprimir aprendizagem significativa e despertar a atenção dos alunos de forma genuína, desenvolvendo o gosto pela leitura junto às habilidades de escrita.
Palavras-chave Residência-Pedagógica, Leitura, Alfabetização.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.