Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11558

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Érica Aparecida Coelho
Orientador SYLVIA DO CARMO CASTRO FRANCESCHINI
Outros membros ELIANA CARLA GOMES DE SOUZA, REGINA CELIA RODRIGUES DE MIRANDA MILAGRES, Wellington Adilson Domingos Júnior
Título Nutri - Infância: ações para redução das deficiências nutricionais, promoção da saúde e nutrição de crianças atendidas em creches filantrópicas e não-municipais de Viçosa-MG
Resumo Com o aumento do número de creches, algumas atribuições que eram exclusivas da família estão sendo direcionadas para essas instituições, como o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis junto às crianças atendidas. Assim, além da elaboração dos processos educativos, é preciso oferecer alimentação que atenda aspectos qualitativos e quantitativos, fomentar a educação alimentar e nutricional às crianças e suas famílias, reduzir as situações de insegurança alimentar e promover o desenvolvimento e o crescimento infantil. Como forma de garantia do desenvolvimento integral da criança, em 2014, uma parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação deu origem ao NutriSUS, sendo essa uma estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes (vitaminas e minerais) que atendia todas as creches vinculadas ao Programa Saúde na Escola – PSE que faziam parte do município que solicitava sua adesão. Diante disso, o objetivo geral do projeto Nutri-Infância é auxiliar o município de Viçosa na implantação do NutriSUS, bem como a capacitação e qualificação dos profissionais envolvidos no processo de produção de alimentos em creche filantrópica e não-municipal de Viçosa - MG. Para isso, inicialmente, visitou-se todas as instituições que demonstraram interesse pelo projeto, nesse momento foi realizada uma entrevista semi-estruturada com as coordenadoras para coleta de informações a respeito das creches e alimentação. Após a definição da creche a ser trabalhada, realizou-se uma dinâmica para conhecer melhor as colaboradoras e verificar o entrosamento existente entre elas, e um Diagnóstico Rápido Participativo - DRP para conhecer as principais necessidades e possibilidades de solução das mesmas. Com base nos problemas diagnosticados participativamente, foram delineadas as atividades em desenvolvimento. Essas envolvem palestras, oficinas e reuniões com as colaboradoras da instituição, as famílias/comunidade e atividades com as crianças. Os assuntos a serem abordados estão relacionados à rotina da creche, relacionamento interpessoal, contação de estórias, higiene, alimentação saudável, desenvolvimento da criança, nutrição infantil, entre outros. Com isso, pretende-se melhorar a rotina diária da instituição; valorizar o trabalho das colaboradoras; melhorar a qualidade dos alimentos oferecidos; melhorar a aceitação das crianças por frutas, verduras e hortaliças; oferecer novas vivências às crianças, colaboradoras e pais; incentivar a contação de histórias; despertar o interesse das crianças e das famílias em relação à alimentação saudável e produzir uma ação conjunta entre colaboradoras, instituição, famílias e comunidade que gere conhecimentos e conduza as ações da instituição com maior autonomia. Infelizmente, a adesão do município ao NutriSUS não foi possível, visto que esse programa e outros voltados à melhoria da qualidade de vida da população em vulnerabilidade estão interrompidos.
Palavras-chave Educação nutricional, crianças, deficiências nutricionais
Forma de apresentação..... Painel
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