Resumo |
A pesquisa, é resultado parcial dos estudos realizados acerca da LGBTfobia. O trabalho tem como objetivo geral realizar um mapeamento sobre a LGBTfobia na vida de estudantes LGBTs que realizam cursos de graduação na Universidade Federal de Viçosa, campus Viçosa, e os seus possíveis efeitos nos projetos profissionais e de vida desses sujeitos. Os objetivos específicos são: mapear as experiências de acadêmicos/as de diferentes cursos com relação a LGBTfobia e a violência simbólica, no campus Viçosa; compreender as prováveis consequências da violência simbólica e da LGBTfobia na vida pessoal e estudantil dos sujeitos e, à luz dos resultados da pesquisa, propor ações de ensino e extensão que abordem essa temática, considerando o espaço acadêmico e a sociedade, tendo em vista a responsabilidade social com os sujeitos da pesquisa. A hipótese principal é que a LGBTfobia, junto com a violência simbólica produzem efeitos diversos, influenciando a vida acadêmica e pessoal das vítimas, uma vez que a realização dos projetos profissionais e de vida dos estudantes LGBTs podem sofrer importantes alterações, visando as práticas que denotam discriminações vivenciadas por esses sujeitos em diferentes espaços. Na literatura pertinente, foi realizada uma análise bibliográfica, um estudo sobre a violência simbólica como conceito-chave para analisar alguns desdobramentos da LGBTfobia. Partiu-se da conceituação e diferenciação de LGBTfobia e violência simbólica, e posteriormente foi realizado um levantamento de outros trabalhos na área. A investigação, de caráter qualitativo, irá se valer de informações quantitativas e qualitativas. A coleta de dados compreende o período de julho e agosto de 2019. A pesquisa está organizada em três momentos: a análise quantitativa por meio de um questionário online, com questões fechadas e abertas que visam mapear as experiências dos sujeitos sobre a LGBTfobia, elaborado com o recurso do Google formulários com objetivo de abranger estudantes de diferentes Cursos de Graduação; à luz da literatura estudada, análise do material empírico obtido por meio do questionário e realização de três entrevistas semiestruturadas com estudantes que ao preencher o questionário, são favoráveis a participar da entrevista. |