Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11553

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Bárbara Gonçalves Fabiano
Orientador JULIANA SILVA ROCHA
Título Mapeando sinais: a utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no contexto de ensino e aprendizagem de Química.
Resumo A presente pesquisa tem como objetivo proporcionar oportunidades para um aprendizado eficiente e igualitário para estudantes surdos que ingressam em Instituições de Ensino Superior (IES), em especial na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Far-se-á um mapeamento de sinais utilizados no ensino de Química, visando à criação de um sinalário específico desta área, dentro do Dicionário Online Bilíngue Libras/Português, uma ferramenta didática desenvolvida pela equipe do Projeto INOVAR+. O projeto se justifica devido à carência de sinais em Libras para temas específicos, abordados constantemente no ensino superior. As etapas do projeto compõem-se de: análise bibliográfica; apresentação do projeto a tradutores/intérpretes de língua de sinais-Português (TILSP) e professores da área de Química; aplicação de teste/oficina para TILSP e professores; catalogação de sinais encontrados no Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue - Língua de Sinais Brasileira do Capovilla; e o levantamento de sinais presentes em dois projetos da UFV, a saber: projeto “Surdo Cidadão”, e um projeto de criação de videoaulas de Química em Libras. Foi previsto o acompanhamento de aulas com um aluno surdo do curso de Química, porém o mesmo trancou matrícula antes do encerramento de seu primeiro período. Uma alternativa foi buscar quais sinais de Química foram utilizados com este aluno, e também estabelecer contato com outros alunos surdos da UFV para verificar se fariam alguma disciplina de Química no período de 2018/II e 2019/I, porém nenhum faria. Os TILSP preencheram ficha de informações e, em novembro/2018, parte da equipe fez o primeiro teste/oficina, ocasião em que expuseram opiniões e sugestões para a ferramenta, o que compõe nosso quadro de resultados. Foi feito mapeamento dos professores de Química que tiveram contato com aluno surdo, e serão feitas em breve testes/oficinas com eles, bem como com o restante dos TILSP. A listagem de sinais levantados das aulas com o aluno surdo, bem como dos dois projetos e do Dicionário Capovilla está em finalização, e será utilizada para a gravação de vídeos com estes sinais para serem anexados ao Sinalário de Química no Dicionário Online. Os testes/oficinas são um recurso utilizado para testar a usabilidade da ferramenta supracitada. Busca-se com este projeto, portanto, de forma geral: mapear, catalogar e classificar sinais de Química utilizados no contexto do ensino superior, para que os mesmos possam ser incorporados à plataforma Online (Dicionário) e posteriormente serem utilizados por alunos da graduação, bem como TILSP e professores, como um recurso auxiliar na tradução e elaboração de aulas de Química, tornando-as mais inclusivas. Sendo assim, a proposta final desta pesquisa é tornar o curso de Química, e por conseguinte, a UFV mais acessíveis, além de estimular a permanência dos estudantes surdos na instituição e nas demais IES que farão uso do Dicionário Online Bilíngue Libras/Português.
Palavras-chave Ensino Superior, Química, Libras
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,61 segundos.