| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Extensão |
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática | Ciências Biológicas |
| Setor | Departamento de Nutrição e Saúde |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Maíra Mendes Coelho |
| Orientador | MARIA TERESA FIALHO DE SOUSA CAMPOS |
| Outros membros | ANA IRIS MENDES COELHO, Andressa de Assis, Danúbia Joanes Rosa Guerra, Diane Fontes Martins, Joice da Silva Castro, Joice Luiza Cávoli da Silva |
| Título | Perspectiva do uso do Guia Alimentar Brasileiro para orientação em alimentação e saúde cerebral |
| Resumo | O papel da nutrição na neurogênese e no funcionamento cerebral tem sido reconhecido, contudo há necessidade de ampliar para a população as orientações alimentares que contemplem a saúde cerebral, considerando as projeções do aumento de doenças que acometem o funcionamento cerebral. O guia alimentar como instrumento de orientação alimentar de um país pode ser um meio de acesso a essas informações para a população. Objetivou-se analisar o Guia Alimentar Brasileiro na perspectiva de sua utilização para a orientação da população quanto às práticas alimentares no cuidado com o cérebro. Foi utilizada a metodologia da análise documental para avaliar o atual Guia Alimentar para a População Brasileira, buscando identificar a existência de conteúdos referentes a diretrizes para a saúde cerebral. Do corpus do Guia emergiram três eixos temáticos que têm relação com a química do cérebro. Eixo Temático I: “Interação social na comensalidade” é uma conduta enfatizada no guia visando incentivar o convívio nas refeições, o que propicia estímulo no aspecto sensorial, emocional, cognitivo e psicomotor. Eixo Temático II: “Incentivo a preferência por alimentos e preparações culinárias que resultem em melhor aproveitamento dos componentes naturais” é outra conduta bem valorizada na prática da alimentação saudável preconizada no guia alimentar brasileiro e que pode contribuir para o fornecimento de nutrientes para a neurogênese e de outros compostos químicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que são importantes para atenuar danos no funcionamento do cérebro. Eixo Temático III: “Desenvolvimento de habilidades culinárias” propicia um exercício para o cérebro, dado que é uma atividade que requer conhecimento, planejamento, atenção, criatividade e iniciativa, além de contribuir para valorizar as práticas alimentares culturais, desenvolver a autonomia para elaboração de preparações culinárias e fortalecer os eixos I e II relatados. Os resultados evidenciam que apesar do documento compreender, nos eixos salientados, orientações que estão associadas a benefícios para o cérebro, a saúde cerebral não está claramente apresentada de forma específica. O cenário de enfrentamento do aumento das doenças que acometem o cérebro requer ações educativas incorporando os avanços que a ciência tem apresentado. Neste aspecto, como as escolhas alimentares têm sido reconhecidas como um fator de prevenção e de controle da saúde cerebral, a presença deste conteúdo com clareza no Guia Alimentar pode constituir-se como uma medida de contribuição nesta orientação. Concluiu-se que a inclusão de diretrizes específicas sobre o cuidado com a saúde cerebral no Guia Alimentar Brasileiro poderia ampliar sua aplicação para a população, dado que as orientações pautadas nas práticas que são concernentes à longevidade cerebral estariam em evidencia neste instrumento oficial do país. |
| Palavras-chave | Guia Alimentar, Práticas alimentares, Saúde cerebral. |
| Forma de apresentação..... | Painel |