Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11548

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Tecnologia de Alimentos
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Clara das Chagas Souza
Orientador BRUNO RICARDO DE CASTRO LEITE JUNIOR
Outros membros Emerson Alcides da Silva, Ezequiel Dias da Silva, Ianka Maria da Silva, João Vitor Andrade, Mairon Neves de Figueiredo, Thais de Carvalho Maia, Vanessa Lopes de Miranda
Título A inserção do público infantojuvenil no Planejamento Municipal como fomento à cidadania usando a metodologia da simulação
Resumo O Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com as universidades, que atua em prol da integração social, envolvendo a participação de estudantes voluntários em atividades voltadas para a busca de soluções para os problemas de comunidades desfavorecidas. Em janeiro e fevereiro de 2019 ocorreu a Operação Parnaíba, durante 15 dias no Piauí, na qual foram envolvidos 311 rondonistas de 31 Instituições de Ensino Superior para desenvolver atividades de fomento ao desenvolvimento de 15 cidades. Este trabalho teve como objetivo apresentar os resultados obtidos após a simulação de Planejamento Municipal com pré-adolescentes e adolescentes em uma oficina de Planejamento Municipal na cidade de Nossa Senhora dos Remédios (PI) (cidade contemplada pela Operação). A abordagem utilizada para a interação com os participantes configurou-se a partir da característica de “homo ludens”, onde o ser humano tem a necessidade de brincar, e de que as crianças têm três professores: os adultos, as outras crianças e o espaço (como “terceiro professor”). A fundamentação dessa atividade está relacionada a projetos voltados para a inclusão de crianças no planejamento urbano e em assuntos relacionados, visto que é de extrema importância que o sentimento de pertencimento esteja presente em todos os cidadãos, incluindo também o público infantil. A oficina contou com duas voluntárias do Projeto Rondon para a aplicação, uma aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo e outra do curso de Engenharia Ambiental, ambas da UFV. Foram preparadas duas abordagens distintas, visando atingir, em uma oficina os gestores públicos municipais e em outra a comunidade, dessa forma, seria possível reunir percepções e solicitações de todos os usuários da cidade. Optou-se pelo uso da simulação como metodologia de aprendizado, utilizando personagens atreladas ao poder público municipal da cidade foco da oficina, ou seja, cada participante passou a representar um secretário ou vereador. Buscando interpretar seu papel, cada um dos envolvidos ficou responsável por elencar os problemas, os sucessos e os sonhos para a cidade onde moram, justificando suas falas a partir do ponto de vista da personagem interpretada. Os tópicos levantados pelos envolvidos geraram cartazes com os depoimentos e sugestões, os quais foram semelhantes aos dados coletados durante a oficina de mesmo tema aplicada aos gestores públicos municipais. A metodologia utilizada para a realização da atividade se mostrou satisfatória, visto que foi criado um espaço livre para a fala, com boa interação entre os participantes, possibilitando uma discussão acerca do planejamento municipal a partir do olhar infanto-juvenil. Essa apresentação se mostrou benéfica, visto que as opiniões deste grupo de cidadãos foram ouvidas e, portanto, espera-se que ações por parte do poder público possam ser realizadas visando a melhoria da qualidade de vida dessa comunidade promovendo uma maior inclusão social.
Palavras-chave Projeto Rondon, planejamento urbano, simulação
Forma de apresentação..... Oral
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