Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11529

ISSN 2237-9045
Instituição Escola Estadual Padre Vicente Carvalho
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Andressa Cristina Rosa Júlio
Orientador MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER
Outros membros Ana Cecília Fernandes Vidigal, Antonio Eustáquio Carneiro Vidigal, Rodrigo da Silva Duarte
Título A participação de estudantes do Ensino Médio na preparação de aulas experimentais e a melhora da aprendizagem de química em uma Escola Estadual de Minas Gerais
Resumo Atividades experimentais têm um bom potencial de auxiliar na construção do conhecimento quando permitem a observação de experimentos reais e levam os estudantes a criarem hipóteses e explicações para o fenômeno observado, com a elaboração mais significativa dos conceitos envolvidos. Este trabalho faz parte das atividades propostas no projeto da UFV “Químicas, Físicas e Engenheiras em Ação: Construindo Conhecimento”, que conta com apoio do CNPq/MCTIC/MEC e visa incentivar as meninas a seguirem carreiras em Ciências Exatas e Tecnológicas. Dentro dessa proposta foi desenvolvida a seguinte estratégia na Escola Estadual Padre Vicente de Carvalho: Uma equipe de três estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, liderada por uma bolsista de Iniciação Científica Júnior, desenvolveu e testou junto com o professor de Química experimentos sobre propriedades físicas da matéria: densidade e temperatura de ebulição. As reuniões ocorreram extraclasse. Em seguida, a equipe auxiliou o professor na realização dos seguintes experimentos em sala de aula: “Fervendo água na seringa” e “Densidade de bolinhas de gude”. O primeiro experimento demonstrava a possibilidade de ferver a água à temperatura ambiente reduzindo a pressão no interior da seringa. Já o experimento da densidade envolvia o cálculo dessa grandeza para uma esfera através da medida da massa de bolinhas de gude de diferentes diâmetros em uma balança e os seus volumes através do deslocamento da altura de água dentro de uma proveta. Em sala de aula houve a participação de 70 alunos do primeiro ano do ensino médio. Para avaliar a influência dessa proposta na aprendizagem dos alunos foram preparados dois testes com 5 questões envolvendo propriedades físicas, sendo o primeiro aplicado antes da realização do experimento e outro após a aula experimental. Os resultados do primeiro teste mostraram que os alunos tiveram dificuldades para entender as aulas expositivas sobre as propriedades físicas da matéria, pois apenas 7 alunos conseguiram nota acima de 80% enquanto a maioria (53 alunos) obteve menos de 50% de acertos e 10 alunos obtiveram nota zero. Após a realização dos experimentos os resultados evidenciaram a importância desta atividade para a aprendizagem, sendo que 23 alunos conseguiram notas acima de 80%, 16 alunos obtiveram notas abaixo de 50% e apenas 4 alunos zeraram o teste. Esses resultados refletem a importância de experimentos para a aprendizagem em Química e indicam que a proposta de envolvimento de uma equipe de estudantes na preparação das aulas experimentais é viável e permite bons resultados.
Palavras-chave experimentação, melhoria da aprendizagem, propriedades físicas
Forma de apresentação..... Painel
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