ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Escola Estadual Padre Vicente Carvalho |
Nível |
Ensino médio |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Ciências Exatas e da Terra |
Setor |
Departamento de Química |
Bolsa |
Outros |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
Outros |
Primeiro autor |
Andressa Cristina Rosa Júlio |
Orientador |
MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER |
Outros membros |
Ana Cecília Fernandes Vidigal, Antonio Eustáquio Carneiro Vidigal, Rodrigo da Silva Duarte |
Título |
A participação de estudantes do Ensino Médio na preparação de aulas experimentais e a melhora da aprendizagem de química em uma Escola Estadual de Minas Gerais |
Resumo |
Atividades experimentais têm um bom potencial de auxiliar na construção do conhecimento quando permitem a observação de experimentos reais e levam os estudantes a criarem hipóteses e explicações para o fenômeno observado, com a elaboração mais significativa dos conceitos envolvidos. Este trabalho faz parte das atividades propostas no projeto da UFV “Químicas, Físicas e Engenheiras em Ação: Construindo Conhecimento”, que conta com apoio do CNPq/MCTIC/MEC e visa incentivar as meninas a seguirem carreiras em Ciências Exatas e Tecnológicas. Dentro dessa proposta foi desenvolvida a seguinte estratégia na Escola Estadual Padre Vicente de Carvalho: Uma equipe de três estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, liderada por uma bolsista de Iniciação Científica Júnior, desenvolveu e testou junto com o professor de Química experimentos sobre propriedades físicas da matéria: densidade e temperatura de ebulição. As reuniões ocorreram extraclasse. Em seguida, a equipe auxiliou o professor na realização dos seguintes experimentos em sala de aula: “Fervendo água na seringa” e “Densidade de bolinhas de gude”. O primeiro experimento demonstrava a possibilidade de ferver a água à temperatura ambiente reduzindo a pressão no interior da seringa. Já o experimento da densidade envolvia o cálculo dessa grandeza para uma esfera através da medida da massa de bolinhas de gude de diferentes diâmetros em uma balança e os seus volumes através do deslocamento da altura de água dentro de uma proveta. Em sala de aula houve a participação de 70 alunos do primeiro ano do ensino médio. Para avaliar a influência dessa proposta na aprendizagem dos alunos foram preparados dois testes com 5 questões envolvendo propriedades físicas, sendo o primeiro aplicado antes da realização do experimento e outro após a aula experimental. Os resultados do primeiro teste mostraram que os alunos tiveram dificuldades para entender as aulas expositivas sobre as propriedades físicas da matéria, pois apenas 7 alunos conseguiram nota acima de 80% enquanto a maioria (53 alunos) obteve menos de 50% de acertos e 10 alunos obtiveram nota zero. Após a realização dos experimentos os resultados evidenciaram a importância desta atividade para a aprendizagem, sendo que 23 alunos conseguiram notas acima de 80%, 16 alunos obtiveram notas abaixo de 50% e apenas 4 alunos zeraram o teste. Esses resultados refletem a importância de experimentos para a aprendizagem em Química e indicam que a proposta de envolvimento de uma equipe de estudantes na preparação das aulas experimentais é viável e permite bons resultados. |
Palavras-chave |
experimentação, melhoria da aprendizagem, propriedades físicas |
Forma de apresentação..... |
Painel |