ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Ciências Humanas |
Setor | Departamento de Educação |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Diogo Saymon Trindade dos Santos |
Orientador | RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO |
Título | A importância do Brincar |
Resumo | A importância do Brincar Palavras chave: Residência Pedagógica; brincar; educação infantil O presente trabalho tem o intuito de apresentar de forma clara e sucinta para a academia e comunidade , um dos projetos promovidos em uma escola pública de Viçosa pelos residentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa. A Residência Pedagógica realiza ações nos campus de Viçosa e Florestal sendo que esse trabalho foi desenvolvido exclusivamente na cidade de Viçosa. O Dia mundial do Brincar instituído a partir da lei 4160, implementa a semana do brincar que sempre ocorrerá a partir de 2019 na última semana do mês de maio. Ficou encarregado para os estagiários da Residência Pedagógica realizar a semana do brincar na Escola Municipal Professor Pedro Gomide. Objetivamos a conscientização sobre reciclagem de materiais, desenvolver a coordenação motora fina e socialização. Resolvemos confeccionar brinquedos usando sobras de materiais como por exemplo garrafas plásticas entre outros produtos que podem ser encontrados no dia a dia e muitas vezes são jogados fora. No primeiro momento selecionamos os materiais que poderiam ser usados para a confecção dos brinquedos, após toda essa coleta que contou com a colaboração dos alunos deu-se início a confecção dos brinquedos, para a turma do segundo período da educação infantil. As crianças dessa turma gostam muito de super heróis, confeccionamos algumas máscaras de heróis com as crianças usando alguns materiais que estavam sobrando na escola. Os alunos decidiram que os heróis escolhidos seriam o Flash e a Mulher Maravilha. Realizamos a confecção dos brinquedos e das máscaras de herói, mas os alunos tiveram um pouco de dificuldade porque ainda não possuem uma coordenação motora fina totalmente desenvolvida, mas foram monitorados e ajudados o tempo todo para que realizassem a atividade. Os alunos tiveram a oportunidade de brincar com os brinquedos desenvolvidos e com as máscaras de heróis, foi um momento de muita descontração , alegria porque as crianças estavam extremamente entusiasmadas e algumas nunca tinham brincado com determinados brinquedos confeccionados .Um ponto importante que deve ser mencionado e que ao mesmo tempo em que as crianças confeccionavam os brinquedos eram conscientizados que podemos reutilizar vários materiais para a construção de novos objetos, nesse caso brinquedos , as atividades proporcionaram um momento de lazer e também conhecimento as crianças. As atividades foram um sucesso, deixando todos os realizadores satisfeitos com os objetivos alcançados, além de trabalhar a coordenação motora, mostrou que o brincar vai muito além de uma atividade simples e auxiliou em vários aspectos para a formação moral e social das crianças Autor: Diogo S.Trindade dos Santos Graduando em Pedagogia e residente do projeto Residência Pedagógica Coordenação: Professora Drª. Rita Márcia Andrade Vaz de Mello Professora Anna Maria Murta Lemos |
Palavras-chave | Residência pedagógica, brincar, educação Infantil |
Forma de apresentação..... | Oral, Painel |