ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia - Campus Avançado Ponte Nova |
Nível |
Ensino médio |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Ciências Sociais Aplicadas |
Setor |
Departamento de Administração e Contabilidade |
Bolsa |
PIBEN |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
Outros |
Primeiro autor |
Igor de Assis Basílio Corrêa |
Orientador |
Cássia do Carmo Pires Fernandes |
Outros membros |
Ana Flávia Mayrink Lima Oliveira, Edmar Jesus Pena de Souza, João Coelho de Alvarenga e Melo |
Título |
Investindo no ativo mais importante: Educação Financeira em prática no Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova |
Resumo |
Em um contexto socioeconômico marcado nos últimos anos pelo aumento da oferta de crédito e pela diversificação de condições de pagamento, evidencia-se por um lado a movimentação da economia com o acesso das classes menos favorecidas a produtos e serviços e por outro lado o endividamento e a inadimplência do consumidor. Diante da relevância dessa problemática, a educação financeira integra a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a ser trabalhada em todas as escolas públicas e privadas do país, em um prazo de dois anos. Coincidindo com a BNCC, o presente trabalho é parte de um Projeto de Ensino – Educação financeira: consumidores, investidores e empreendedores conscientes e inovadores – em desenvolvimento no Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) no município de Ponte Nova. Os objetivos consistem em apresentar aos discentes do Campus os conhecimentos básicos sobre educação financeira, estimular o raciocínio lógico e reflexivo em matemática financeira, bem como delinear um perfil socioeconômico dos cursistas. A metodologia envolve estudos semanais para fundamentação teórica dos quatro bolsistas que ministram as oficinas quinzenais para um grupo de 42 discentes inscritos no projeto e o oferecimento de estratégias pertinentes à educação financeira via redes sociais. Para conhecer o público-alvo e seu contexto familiar, foi realizada uma avaliação diagnóstica via formulário Google Docs. Constatou-se por meio desse instrumento que: 84% têm entre 16 e 17 anos, sendo 72% do gênero feminino; nenhum dos participantes entrevistados afirmou se sentir familiarizado com o mercado financeiro; 20% das mães dos cursistas completaram o ensino médio e 32% o ensino superior; 40% dos pais concluíram o ensino médio e 28% a graduação. Percebeu-se que os conhecimentos em educação financeira representam uma fragilidade dos núcleos familiares dos cursistas, quando 80% desses declararam possuir sua renda comprometida em pagamentos de longo prazo (cartão de crédito e crediário em lojas), com juros altos. Cabe ressaltar que 100% dos cursistas consideram de suma importância educação financeira nas escolas, confirmando a relevância do projeto. Com base nos dados apresentados, conclui-se, impreterivelmente, a necessidade de projetos e disciplinas que sustentem a iniciativa do pensamento crítico-reflexivo em matemática financeira. Nesse sentido, já foram realizadas quatro oficinas e grupos de estudos, além de palestras agendadas. A segunda fase do projeto consistirá na criação de uma rede digital de comunicação e inovação, bem como na produção de material didático em Educação financeira direcionada ao ensino médio. Com maior escala, espera-se promover o empoderamento financeiro a todos os estudantes envolvidos por meio de novas práticas de organização financeira, sendo multiplicadores em suas famílias. |
Palavras-chave |
Educação financeira, Ensino Médio, IFMG |
Forma de apresentação..... |
Oral |