Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11520

ISSN 2237-9045
Instituição Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia - Campus Avançado Ponte Nova
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Igor de Assis Basílio Corrêa
Orientador Cássia do Carmo Pires Fernandes
Outros membros Ana Flávia Mayrink Lima Oliveira, Edmar Jesus Pena de Souza, João Coelho de Alvarenga e Melo
Título Investindo no ativo mais importante: Educação Financeira em prática no Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova
Resumo Em um contexto socioeconômico marcado nos últimos anos pelo aumento da oferta de crédito e pela diversificação de condições de pagamento, evidencia-se por um lado a movimentação da economia com o acesso das classes menos favorecidas a produtos e serviços e por outro lado o endividamento e a inadimplência do consumidor. Diante da relevância dessa problemática, a educação financeira integra a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a ser trabalhada em todas as escolas públicas e privadas do país, em um prazo de dois anos. Coincidindo com a BNCC, o presente trabalho é parte de um Projeto de Ensino – Educação financeira: consumidores, investidores e empreendedores conscientes e inovadores – em desenvolvimento no Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) no município de Ponte Nova. Os objetivos consistem em apresentar aos discentes do Campus os conhecimentos básicos sobre educação financeira, estimular o raciocínio lógico e reflexivo em matemática financeira, bem como delinear um perfil socioeconômico dos cursistas. A metodologia envolve estudos semanais para fundamentação teórica dos quatro bolsistas que ministram as oficinas quinzenais para um grupo de 42 discentes inscritos no projeto e o oferecimento de estratégias pertinentes à educação financeira via redes sociais. Para conhecer o público-alvo e seu contexto familiar, foi realizada uma avaliação diagnóstica via formulário Google Docs. Constatou-se por meio desse instrumento que: 84% têm entre 16 e 17 anos, sendo 72% do gênero feminino; nenhum dos participantes entrevistados afirmou se sentir familiarizado com o mercado financeiro; 20% das mães dos cursistas completaram o ensino médio e 32% o ensino superior; 40% dos pais concluíram o ensino médio e 28% a graduação. Percebeu-se que os conhecimentos em educação financeira representam uma fragilidade dos núcleos familiares dos cursistas, quando 80% desses declararam possuir sua renda comprometida em pagamentos de longo prazo (cartão de crédito e crediário em lojas), com juros altos. Cabe ressaltar que 100% dos cursistas consideram de suma importância educação financeira nas escolas, confirmando a relevância do projeto. Com base nos dados apresentados, conclui-se, impreterivelmente, a necessidade de projetos e disciplinas que sustentem a iniciativa do pensamento crítico-reflexivo em matemática financeira. Nesse sentido, já foram realizadas quatro oficinas e grupos de estudos, além de palestras agendadas. A segunda fase do projeto consistirá na criação de uma rede digital de comunicação e inovação, bem como na produção de material didático em Educação financeira direcionada ao ensino médio. Com maior escala, espera-se promover o empoderamento financeiro a todos os estudantes envolvidos por meio de novas práticas de organização financeira, sendo multiplicadores em suas famílias.
Palavras-chave Educação financeira, Ensino Médio, IFMG
Forma de apresentação..... Oral
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