Resumo |
O Programa de Extensão e Ensino de Línguas (PRELIN), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), hoje engloba cinco cursos de extensão, dentre eles o Curso de Extensão em Língua Espanhola (CELES) que surgiu no ano de 2011 e, desde então, vem suprindo a necessidade dos estudantes da UFV e da comunidade viçosense de poderem estudar tal língua, visto o crescimento e a visibilidade que esta ganhou ao longo dos anos. Tal curso inspirou-se em modelos que obtiveram muito êxito em outras instituições federais de ensino; além de permitirem que a comunidade tenha acesso à essa língua estrangeira com um preço acessível, permite que os estagiários tenham a oportunidade de pôr em prática tudo aquilo estudado durante a graduação. Garante que seus alunos adquiram conhecimentos linguísticos e que seus professores obtenham conhecimentos didáticos que contribuam para sua formação docente e, que ambos logrem uma formação cultural e cidadã, visto que, língua e cultura são indissociáveis e princípios que abarcam a identidade de cada ser e de cada povo. São oferecidas semestralmente turmas de níveis 1A à 3B, com carga horária total de 50 horas, divididas em 30 aulas de 100 minutos cada que, geralmente, ocorrem em dois dias por semana em espaços da UFV. Ademais das duas principais reuniões que acontecem semestralmente entre a coordenação do Curso e todos seus participantes, cada professor-aluno é orientado individualmente por um professor de língua espanhola do Departamento de Letras (DLA) envolvido no projeto. A equipe do CELES optou por adotar a metodologia que se baseia no enfoque comunicativo do ensino de línguas estrangeiras, que dá máxima importância à interação entre os alunos e o professor, assim, busca desenvolver igualmente as quatro destrezas envolvidas no processo de aquisição de uma segunda língua: a oral, a auditiva, a escrita e a leitora. Para tal fim, além do livro didático empregue nas aulas, utiliza-se de outros materiais, tendo estes diversas fontes e, também, aqueles que são criados ou adaptados, para atender às necessidades dos alunos. A cultura dos países hispanos é um dos elementos que sempre está presente nas aulas, por meio dela, é possível que se trabalhe conteúdos gramaticais e desenvolver as referidas destrezas. Desta maneira, o projeto proporciona aos bolsistas, graduandos do curso de Letras–Português–Espanhol, a oportunidade de relacionar e integrar teoria didática e prática docente. |