Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11508

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Agrárias
Setor Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES, CNPq, FAPEMIG, Outros
Primeiro autor Lavínia Martins da Silva
Orientador MARIA CRISTINA BARACAT PEREIRA
Outros membros Camilo Jose Ramirez Lopez, JOSE DOMINGOS GUIMARAES, Wassali Valadares de Sousa
Título Comparação do perfil proteico do colostro e do leite maduro de cabras da raça Saanen
Resumo Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a qualidade e a nutrição que determinados alimentos vão trazer para sua saúde. O leite de cabra e seus derivados têm como benefícios a grande quantidade de carboidratos, proteínas, vitamina A, vitamina B2, vitaminas C e D, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, selênio, zinco e cobre. Também ajuda na saúde da pele, dos ossos, do coração, na melhor absorção de nutrientes e menor potencial de inflamação quando comparado ao leite de vaca.
Um aproveitamento inteligente do leite de cabra para gerar um efeito econômico satisfatório seria a produção de leite pasteurizado, UHT, leite em pó, queijos finos, iogurte, bebidas lácteas, doces e outros produtos. Porém, no Brasil, apenas 3% do leite são destinados à produção de queijos, 2% para leite em pó e o iogurte não é produzido em percentagens significativas. Além do setor alimentício, o leite de cabra vem sendo usado como matéria prima para a indústria de cosméticos, para gerar produtos para cabelo e cuidados com a pele. Para a obtenção de produtos alimentícios que atendam às necessidades nutricionais, higiênicas e sensoriais dos consumidores, é preciso obter leite de cabra de alta qualidade e que resista a tratamentos tecnológicos. Porém, a falta de informações na literatura e as poucas pesquisas direcionadas a esse assunto limitam a geração de produtos e a expansão do mercado. Assim, esse trabalho visa avaliar o colostro e o leite maduro de cabras para oferecer informações de importância para a indústria de derivados de leite caprino. Cabras da raça Saanen estão entre as maiores produtoras de leite e possuem um grande potencial proteico, ganhando visibilidade de empresas lácteas para produção de derivados. Assim, este projeto visa identificar e comparar o perfil proteico do colostro e do leite maduro de cabras da raça Saanen, por meio de ferramentas proteômicas. O leite e o colostro serão coletados, centrifugados e armazenados a -20oC. A proteína solúvel será determinada pelo método do ácido bicinconínico e as amostras serão avaliadas por
eletroforese monodimensional para detecção de diferenças entre o colostro e o leite maduro. Em seguida, as amostras serão separadas por eletroforeses bidimensionais e as proteínas identificadas por espectrometria de massas, para determinação do perfil proteico total. Resultados da literatura evidenciam padrões proteicos bastante diferenciados entre colostro e leite maduros de diferentes animais, e estima-se obter também diferenças nestes materiais a serem aqui analisados. Com isso, espera-se gerar informações de importância tecnológica para posteriores melhorias do rebanho de caprinos e do leite para a indústria láctea. (Apoio financeiro e técnico:
CNPq, FAPEMIG, FINEP, CAPES, NuBioMol/UFV, BIOAGRO/UFV e DBB/UFV)
Palavras-chave Cabra, Saanen, proteômica
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,65 segundos.