Outros membros |
Alice Cristina de Sampaio e Silva, Antônio Márcio Costa Ferreira, Camila Gargano, Djalma Aguiar Luna, Glauco Luis do Nascimento Martins, João Victor de Oliveira Motta, Patricia da Silva Mattosinhos, Yasmini Lopes de Oliveira |
Resumo |
O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa composto por diversos grupos tutoriais de alunos que, sob a orientação de um tutor, propicia aos participantes melhores condições para realizar atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão de forma que esses tenham uma melhor formação acadêmica. Neste sentido, o grupo PET/Biologia, há anos, vem desenvolvendo um projeto de extensão denominado Bioenlace, que visa levar a ciência prática para os alunos de escola públicas de Viçosa e região e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento das habilidades de oratória e postura dos petianos. No primeiro semestre de 2019, em parceria com a Escola Estadual Capitão Arnaldo Dias Andrade, do município de Cajuri (MG), o PETBio realizou uma atividade, com alunos do 1º ano do Ensino Médio, sobre a Origem da vida e suas bases moleculares, ou seja, os elementos químicos e bioquímicos que possibilitaram o surgimento da vida na Terra. O foco dessa atividade foi a utilização de jogos educativos para que os jovens pudessem fixar a matéria aprendida em sala de maneira lúdica, já que atividades práticas sobre o tema proposto são difíceis de serem realizadas. Foram utilizados um jogo de dominó, um jogo da memória e um bingo. No dominó sobre “Origem da Vida”, os alunos tinham que relacionar algumas perguntas sobre a origem do planeta e os precursores da vida na Terra com imagens que responderiam às essas perguntas. O jogo da memória, por sua vez, abordou o tema “Bases Moleculares” e os alunos deveriam formar os pares corretos entre cartas contendo perguntas e respostas sobre o assunto. Por fim, o bingo abordava os dois assuntos citados anteriormente. Um narrador fazia as perguntas e, os alunos, reunidos em duplas ou trios deveriam encontrar as respostas corretas nas cartelas do bingo. Essa estratégia permitiu aos alunos discutirem qual seria a resposta correta, ajudando a construir o conhecimento. A participação dos alunos, nas três atividades desenvolvidas foi notória. O clima de descontração deixou a turma animada e segura para poder perguntar e esclarecer dúvidas. Percebe-se, portanto, a importância dos jogos lúdicos como método de aprendizagem, principalmente quando esses jogos são utilizados para a fixação de temas como o apresentado acima, em que existe uma dificuldade de demonstrar para os jovens, de forma prática e de fácil acesso, a matéria que lhes foi dada em sala de aula. A utilização desses jogos alcançou seus objetivos, promovendo a visualização do conteúdo, a estimulação e a socialização dos alunos e ainda mostrou-se como uma prática positiva para os petianos, que através dessa experiência consolidam suas expectativas para atuação em sala de aula. |