Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11505

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Sáhira Michele da Silva Celestino
Orientador EDSON SOARES FIALHO
Outros membros Angélica de Cássia Ladeira, RITA DE CASSIA DE SOUZA
Título Bingo Geográfico: uma maneira divertida de ensinar
Resumo O brincar direcionado para a aprendizagem – ludicidade – pode ser uma das alternativas dos educadores na busca da melhoria do ensino em sala de aula. Ao realizar uma atividade lúdica, estamos brincando e aprendendo, e ao mesmo tempo contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo. Durante o processo de ensino pela ludicidade, temos o envolvimento tanto do professor como dos alunos, de forma mútua. Tanto alunos quanto os educadores envolvidos despertam para a afetividade, o encantamento e o aprendizado; estreitando o convívio social e as relações interpessoais. Ou seja, as relações tornam-se mais prazerosas para ambos e facilitam a aprendizagem. Com objetivo de tornar as aulas de geografia mais atraentes e promover a participação dos discentes nas aulas, procuramos métodos alternativos de ensino que pudessem auxiliar o corpo docente. Logo, apresentamos o jogo “Bingo Geográfico” como um componente metodológico através do qual o educador pode conhecer seus alunos e as realidades dos grupos. Este método é um importante recurso para o desenvolvimento de habilidades do pensamento como: imaginação, interpretação, tomada de decisão, criatividade, levantamento de hipóteses em novas situações que acontecem quando jogamos, favorecendo o estímulo às habilidades e a construção do conhecimento. O jogo funciona da seguinte forma: o docente elabora 30 perguntas e suas respectivas respostas sobre um determinado conteúdo de geografia. Desse modo, entrega uma cartela em branco contendo quatro linhas e cinco colunas, totalizando 20 quadradinhos, para cada grupo. Em seguida, colocam-se as 30 palavras no quadro, que correspondem às respostas das perguntas elaboradas, e solicita aos alunos que escolham 20 destas palavras para preencher a cartela. Feito isso, o jogo já pode ser iniciado. O docente deve fazer as perguntas e os alunos que tiverem a resposta em sua cartela deverão marcar um “X”. Ganhará o jogo o primeiro grupo a preencher toda a cartela e gritarem “bingo!”. O conteúdo discutido com os discentes através dessa metodologia pode ser diverso, por exemplo, as questões ambientais e de sustentabilidade, biomas, globalização, entre outros. Essa metodologia de ensino foi criada no ano de 2015 através do PIBID, na qual foi aplicada em algumas escolas públicas nos anos de 2015 e 2016, com turmas do sexto e sétimo ano, com temas como: meio ambiente, desenvolvimento sustentável e reciclagem, clima e vegetação. Tivemos bons resultados com o jogo, pois os discentes se envolveram e se identificaram enquanto um grupo que buscava aprender o conteúdo de maneira descontraída. Por fim, a ludicidade é uma metodologia que favorece as relações entre os indivíduos em sala de aula, além disso, torna o processo de construção de ensino-aprendizagem, dos diferentes conteúdos, de maneira mais prazerosa e divertida.
Palavras-chave Aprendizagem, Bingo Geográfico, Ludicidade.
Forma de apresentação..... Painel
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