Resumo |
O brincar direcionado para a aprendizagem – ludicidade – pode ser uma das alternativas dos educadores na busca da melhoria do ensino em sala de aula. Ao realizar uma atividade lúdica, estamos brincando e aprendendo, e ao mesmo tempo contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo. Durante o processo de ensino pela ludicidade, temos o envolvimento tanto do professor como dos alunos, de forma mútua. Tanto alunos quanto os educadores envolvidos despertam para a afetividade, o encantamento e o aprendizado; estreitando o convívio social e as relações interpessoais. Ou seja, as relações tornam-se mais prazerosas para ambos e facilitam a aprendizagem. Com objetivo de tornar as aulas de geografia mais atraentes e promover a participação dos discentes nas aulas, procuramos métodos alternativos de ensino que pudessem auxiliar o corpo docente. Logo, apresentamos o jogo “Bingo Geográfico” como um componente metodológico através do qual o educador pode conhecer seus alunos e as realidades dos grupos. Este método é um importante recurso para o desenvolvimento de habilidades do pensamento como: imaginação, interpretação, tomada de decisão, criatividade, levantamento de hipóteses em novas situações que acontecem quando jogamos, favorecendo o estímulo às habilidades e a construção do conhecimento. O jogo funciona da seguinte forma: o docente elabora 30 perguntas e suas respectivas respostas sobre um determinado conteúdo de geografia. Desse modo, entrega uma cartela em branco contendo quatro linhas e cinco colunas, totalizando 20 quadradinhos, para cada grupo. Em seguida, colocam-se as 30 palavras no quadro, que correspondem às respostas das perguntas elaboradas, e solicita aos alunos que escolham 20 destas palavras para preencher a cartela. Feito isso, o jogo já pode ser iniciado. O docente deve fazer as perguntas e os alunos que tiverem a resposta em sua cartela deverão marcar um “X”. Ganhará o jogo o primeiro grupo a preencher toda a cartela e gritarem “bingo!”. O conteúdo discutido com os discentes através dessa metodologia pode ser diverso, por exemplo, as questões ambientais e de sustentabilidade, biomas, globalização, entre outros. Essa metodologia de ensino foi criada no ano de 2015 através do PIBID, na qual foi aplicada em algumas escolas públicas nos anos de 2015 e 2016, com turmas do sexto e sétimo ano, com temas como: meio ambiente, desenvolvimento sustentável e reciclagem, clima e vegetação. Tivemos bons resultados com o jogo, pois os discentes se envolveram e se identificaram enquanto um grupo que buscava aprender o conteúdo de maneira descontraída. Por fim, a ludicidade é uma metodologia que favorece as relações entre os indivíduos em sala de aula, além disso, torna o processo de construção de ensino-aprendizagem, dos diferentes conteúdos, de maneira mais prazerosa e divertida. |