Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11503

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Tayná Clara de Araujo
Orientador CLAUDIA ELIZA PATROCINIO DE OLIVEIRA
Outros membros Ana Karolyna Fagundes Silva, DANIELA GOMES ROSADO, FLAVIA MARINA DE FREITAS GRUPIONI, Renderson Sebastiao Teodoro, Victor Hugo Vieira
Título Teatro fora de palco
Resumo O projeto de Teatro no âmbito do Programa de Esporte e Lazer - PELU na Universidade Federal de Viçosa - UFV tem por objetivo a problematização dos elementos de base no teatro e como tais elementos podem ser utilizados em ambientes fora do teatro e das artes cênicas. As expressões corporal e facial, o trabalho com a voz, a presença, exercícios que trabalham a concentração e criatividade dentre outros, compõem atividades que contemplam tais elementos que são base para o teatro. As atividades desenvolvidas no projeto tem diversos objetivos e, dentre eles, possibilitar esse tipo de aprendizado de forma natural lúdica através do PELU, desenvolvido para Divisão de Esportes e Lazer da UFV. Outros objetivos são: trabalhar os elementos supracitados na perspectiva do teatro, com a utilização de aulas teórico-práticas concretas e lúdicas, de maneira a sempre possibilitar o exercício da imaginação e criatividade dos participantes, para que eles possam ser utilizar tais conteúdos em outros espaços do cotidiano universitário e social, como apresentações de seminários, simulações de aula, entrevistas de estágios, facilitar um melhoria da timidez, entre outros. Para desenvolver tais ações, são realizados aquecimentos e alongamentos que envolvem a prática do corpo físico, exercícios de respiração além de exercícios que tenham como objetivo desenvolver força e resistência cardiorrespiratória. Também são levadas a cabo atividades que contemplam o trabalho em duplas, trios e grupos maiores com o auxílio e ensino do monitor através da propriocepção visual, verbal e pelo toque, aliada com a observação contínua do monitor em relação ao desenvolvimento pessoal do aluno e da turma como um todo. Até o momento, percebe-se de maneira subjetiva a progressão pedagógica dos alunos em elementos trabalhados em aula e a melhora na desenvoltura dos mesmos, possibilitando refletir que o programa faz-se necessário não somente para o lazer do estudante e do cidadão, mas que também soma naturalmente em outras áreas que são importantes de se ter a desenvoltura na comunicação. Além disso, tais atividades também são utilizadas como meio de lazer, podendo contribuir para controle do estresse, diversão e manter os participantes socialmente ativos.
Palavras-chave teatro, expressão, lazer
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.