Resumo |
O gesso é um material proveniente da calcinação do gipso, sulfato de cálcio hidratado e gipsita como elementos para sua fabricação, além de ser considerado um dos materiais de construção mais arcaicos utilizados pelo homem. O mesmo ganhou espaço na construção civil devido ao seu baixo custo, boa qualidade de acabamento, além de rápida e fácil execução, mas que também pode ser altamente poluente se descartado incorretamente. Por essa motivação, o estudo da viabilidade de reutilização dos dejetos desse material se tornou tão proeminente, como no caso, a análise do seu emprego como componente de pintura em meio-fio. Em laboratório, após a retirada de impurezas microscópicas, o gesso foi triturado no moinho de Bond para reduzir o tamanho das partículas e aumentar sua superfície específica, sendo aquecido na estufa para secagem de acordo com a NBR 9939. A proposta do projeto foi de elaborar três fórmulas com diferentes concentrações (75%, 50% e 25%), substituindo parcialmente a cal hidratada pelos resíduos de gesso encontrados em edificações civis que possuem seu desperdício estimado em até 45%. Em seguida, essas concentrações foram testadas em blocos de meio fio nas mediações do Centro Tecnológico da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade João Monlevade com a autorização da prefeitura municipal, sendo a aplicação da tinta realizada pelos próprios autores do projeto com o auxílio de latas e rolos para pintura. Após o monitoramento de rendimento, aderência e resistência das tintas por 30 dias, a análise de desempenho revelou que a amostra mais concentrada apresentou melhor desempenho perante as demais, além de ser a que demostrou maior semelhança com a tintura convencional. Ademais, o estudo também revelou que a metodologia empregada pode ser promissora na adição de outros agregados que podem ser reaproveitados em forma de tintas sustentáveis, como em detritos de tijolos, entre outros. O desenvolvimento desse projeto foi bastante benéfico pela possibilidade de fornecer uma opção ecologicamente e economicamente mais viável para manter a sinalização de meio-fio nas ruas que foi capaz de conectar os eixos acadêmicos de extensão e pesquisa. |