Resumo |
O encontro da temática científica com o mundo da experiência social cotidiana obriga a uma mudança de registro. De acordo com Calsamiglia (1997), está-se diante de um mundo de referências distinto. O texto divulgativo compreende o encontro entre dois mundos diferentes que têm de se entender entre si. Esse difícil relacionamento é pressuposto no caso da divulgação do fenômeno do buraco negro nos jornais e revistas online. A pergunta de pesquisa norteadora deste trabalho é a seguinte: de que forma o conhecimento especializado sobre buracos negros está sendo divulgado ao público-leitor de jornais online? Estipula-se como objetivo principal deste trabalho identificar, descrever e analisar o procedimento linguístico-discursivo de emprego da metáfora na divulgação do tema dos buracos negros pesquisado pela astrofísica. A fim de exemplificar o processo de recontextualização (CATALDI, 2007), a análise foi feita com base num corpus de notícias dos jornais online El País e La Vanguardia, abrangendo o período de 2013-2018. As sequências linguístico-discursivas foram extraídas das notícias e classificadas de acordo com a natureza do procedimento divulgativo. Para atender aos objetivos do trabalho, foi dado enfoque à metáfora como recurso de maior poder motivacional e explicativo na divulgação do tema dos buracos negros e ao procedimento de expansão, dentre outros relacionados com a recontextualização. Adotaram-se as abordagens interativa e conceitual de Lakoff e Johnson (1980) para análise da metáfora. Em assuntos que abordam o desconhecido, o estranho e o novo, como é o caso dos buracos negros, o trabalho linguístico com metáforas conceituais e interativas se revelou bastante produtivo, quando a preocupação corresponde à textualização e à recontextualização de informação científica. Observou-se que os buracos negros se aproximaram do público-leitor, ao longo do corpus analisado, como seres humanos, como seres de destruição, como monstros, como canibais, como fonte de energia etc., cumprindo-se o objetivo central da divulgação científica, que é o de aproximar o mundo da ciência à realidade do público leigo. O jogo metafórico revelou intenções e expectativas do divulgador científico em relação a seus leitores. Sem dúvida alguma, o emprego do recurso metafórico como estratégia divulgativa, por meio do procedimento linguístico-discursivo da expansão, possibilitou a recontextualização do conceito científico do buraco negro, de forma que o fenômeno científico se aproximasse bem mais à realidade do público comum. Por isso, é possível dizer que a metáfora corresponde a um recurso retórico típico para a textualização e recontextualização de dados especializados na divulgação, apresentando-se como importante procedimento divulgativo (transformação linguístico-discursiva) para o tema dos buracos negros. |