Resumo |
O projeto BioLIBRAS é desenvolvido desde 2014 junto ao departamento de biologia geral da UFV, e agrega diversos profissionais interessados em educação para surdos. O grupo é constituído por estudantes de graduação, docentes universitários, professores da rede básica, intérpretes e técnicos administrativos da UFV, e desenvolve oficinas semanais bilíngues (Libras/Língua Portuguesa) para o ensino de Ciências e de Língua Portuguesa como segunda língua (L2) para alunos surdos de Viçosa e região. Atualmente, o projeto atende 7 participantes surdos com idade entre 8 e 21 anos. Visando atender a demanda por material didático voltado para a educação de surdos, o projeto “Facilitação Gráfica como Metodologia Participativa de Apoio ao Ensino da Libras e da Língua Portuguesa para crianças surdas”, desenvolvido desde o ano de 2017, elabora materiais compostos por linguagem visual e ilustrações, que são usados para o oferecimento das oficinas do BioLIBRAS. Neste trabalho, descreveremos a elaboração de uma apostila sobre ensino de Ciências com temática voltada para os cinco sentidos do corpo humano, conteúdo que foi ministrado para os alunos do projeto. Considerando a aguçada percepção visual de surdos e possíveis limitações na compreensão dos conceitos em Língua Portuguesa, optou-se pela utilização de imagens e ilustrações como principal recurso didático da apostila. A parte escrita foi sintetizada em frases curtas e sucintas, sempre acompanhadas de ilustrações, desenhos, fotografias, entre outros. O uso das cores foi planejado para servir como organizador dos tópicos, pois cada sentido foi trabalhado em capítulos separadamente, sendo atribuída uma cor a cada sentido/capítulo. Dessa forma, as cores orientaram a diagramação das páginas e indicaram de maneira clara a divisão dos temas. Uma história em quadrinhos, sem falas, também foi criada para contextualizar o conteúdo com a realidade cotidiana, sendo que a referida divisão das cores também foi utilizada como classificadora dos sentidos. O material didático contou ainda com exercícios de fixação e proposição de jogos, um sinalário com os sinais específicos sobre a temática trabalhada, além de uma versão para professores e intérpretes com orientações de uso da apostila e informações sobre identidade surda. Atualmente, o material encontra-se em fase de finalização para a disponibilização em meio digital para downloads gratuitos. Os resultados demonstraram que o material didático elaborado foi um facilitador para a aprendizagem dos conceitos de Ciências trabalhados nas oficinais com os participantes surdos, pois abordou Libras, recursos imagéticos e a Língua Portuguesa escrita como segunda língua. Espera-se que a disponibilização do material contribua para o ensino de surdos, uma vez que são escassos os recursos voltados para essas pessoas, inclusive no que se refere ao repertório de sinais em Libras específicos para áreas técnico-científicas. |