Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11484

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Glauber Cardoso Guimaraes
Orientador MICHELLE NAVE VALADÃO
Outros membros Liara de Azevedo Cassiano, THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Título Protagonismo de recursos imagéticos em material didático para discentes surdos participantes do projeto BioLIBRAS
Resumo O projeto BioLIBRAS é desenvolvido desde 2014 junto ao departamento de biologia geral da UFV, e agrega diversos profissionais interessados em educação para surdos. O grupo é constituído por estudantes de graduação, docentes universitários, professores da rede básica, intérpretes e técnicos administrativos da UFV, e desenvolve oficinas semanais bilíngues (Libras/Língua Portuguesa) para o ensino de Ciências e de Língua Portuguesa como segunda língua (L2) para alunos surdos de Viçosa e região. Atualmente, o projeto atende 7 participantes surdos com idade entre 8 e 21 anos. Visando atender a demanda por material didático voltado para a educação de surdos, o projeto “Facilitação Gráfica como Metodologia Participativa de Apoio ao Ensino da Libras e da Língua Portuguesa para crianças surdas”, desenvolvido desde o ano de 2017, elabora materiais compostos por linguagem visual e ilustrações, que são usados para o oferecimento das oficinas do BioLIBRAS. Neste trabalho, descreveremos a elaboração de uma apostila sobre ensino de Ciências com temática voltada para os cinco sentidos do corpo humano, conteúdo que foi ministrado para os alunos do projeto. Considerando a aguçada percepção visual de surdos e possíveis limitações na compreensão dos conceitos em Língua Portuguesa, optou-se pela utilização de imagens e ilustrações como principal recurso didático da apostila. A parte escrita foi sintetizada em frases curtas e sucintas, sempre acompanhadas de ilustrações, desenhos, fotografias, entre outros. O uso das cores foi planejado para servir como organizador dos tópicos, pois cada sentido foi trabalhado em capítulos separadamente, sendo atribuída uma cor a cada sentido/capítulo. Dessa forma, as cores orientaram a diagramação das páginas e indicaram de maneira clara a divisão dos temas. Uma história em quadrinhos, sem falas, também foi criada para contextualizar o conteúdo com a realidade cotidiana, sendo que a referida divisão das cores também foi utilizada como classificadora dos sentidos. O material didático contou ainda com exercícios de fixação e proposição de jogos, um sinalário com os sinais específicos sobre a temática trabalhada, além de uma versão para professores e intérpretes com orientações de uso da apostila e informações sobre identidade surda. Atualmente, o material encontra-se em fase de finalização para a disponibilização em meio digital para downloads gratuitos. Os resultados demonstraram que o material didático elaborado foi um facilitador para a aprendizagem dos conceitos de Ciências trabalhados nas oficinais com os participantes surdos, pois abordou Libras, recursos imagéticos e a Língua Portuguesa escrita como segunda língua. Espera-se que a disponibilização do material contribua para o ensino de surdos, uma vez que são escassos os recursos voltados para essas pessoas, inclusive no que se refere ao repertório de sinais em Libras específicos para áreas técnico-científicas.
Palavras-chave Ensino de surdos, Educação bilíngue, Ensino de Ciências
Forma de apresentação..... Painel
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