Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11481

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Mariani Luzia da Silva Soares
Orientador ESTHER GIACOMINI SILVA
Outros membros Adriane Martins Carneiro, Daliane Sousa Rosa, Francismara Delfina Marinho da Costa, Jhenyffer Vilela Diogo, LECI SOARES DE MOURA E DIAS, NATALIA RIGUEIRA FERNANDES, Sarah da Silva Rodrigues, SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS
Título Projeto “Lúdico, infância e práticas pedagógicas: articulações possíveis”.
Resumo A Ludoteca/UFV é um espaço destinado à realização de atividades que valorizam a brincadeira e o lúdico como práticas que auxiliam no desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, afetivas e motoras, além de promover a integração das crianças, suas famílias e educadores de Viçosa e das cidades da microrregião. O projeto “Lúdico, infância e práticas pedagógicas: articulações possíveis”, que está vinculado a Ludoteca, tem como proposição, mobilizar os professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, para as potencialidades do lúdico em suas práticas educativas, ao abordar a diversidade cultural étnica, física, social, diferentes constituições familiares, entre outras, desmistificando os estereótipos sociais. Estas temáticas são refletidas com os professores em forma de oficina orientada pela bolsista do projeto. É disponibilizado um material escrito contendo o nome de uma história infantil e discussões sobre as possibilidades de se trabalhar, por exemplo, em uma sequência didática, e sugestão de atividades como: dinâmica de interpretação de história com os alunos; atividade artística com tinta, sucata, colagem, teatro e música; produção de texto coletivo com alunos alfabetizados; variações de estilos na contação de histórias com apresentação de fotos, músicas e outros materiais. Simultaneamente os estudantes destes professores realizam brincadeiras acompanhadas pelos estagiários do projeto. A avaliação dos professores é feita com um questionário sobre sua formação, atuação, prática pedagógica com temas da diversidade cultural e sugestões ao projeto. Já os alunos são questionados oralmente sobre o que mais gostaram e sugestões de outras atividades. Até o momento foram realizadas oficinas com professores da educação infantil e do ensino fundamental, no total de 10, de Viçosa e microrregião, além de 8 estudantes de Pedagogia da UFV, estendendo o trabalho a um total de 122 alunos em idades de 2 a 6 anos que podem experienciar visões culturais não estigmatizantes. Por meio das discussões com os participantes foi possível notar: o maior interesse em trabalhar com as temáticas do projeto e mais importância da ludicidade; disseminação de conhecimento literário de histórias infantis temáticas aos docentes, promovendo contribuição para a valorização da cultura em suas diversas manifestações do espaço escolar; aumento na segurança em trabalhar com as questões de diversidade cultural, étnica, física e social através de histórias infantis e das atividades sugeridas e, ampliação da formação do licenciando com reflexões teóricas e práticas, articulando ensino, pesquisa e extensão. Deste modo, o projeto busca continuar a ampliação desta ação formativa com os docentes por meio das oficinas, sensibilizando e capacitando-os na abordagem de temas como a diversidade étnica e cultural, articulando as pluralidades e o respeito às concepções individuais, desenvolvidas por meio das vivências lúdicas.
Palavras-chave lúdico, diversidade, formação docente
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.