Outros membros |
Adriane Martins Carneiro, Daliane Sousa Rosa, Francismara Delfina Marinho da Costa, Jhenyffer Vilela Diogo, LECI SOARES DE MOURA E DIAS, NATALIA RIGUEIRA FERNANDES, Sarah da Silva Rodrigues, SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS |
Resumo |
A Ludoteca/UFV é um espaço destinado à realização de atividades que valorizam a brincadeira e o lúdico como práticas que auxiliam no desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, afetivas e motoras, além de promover a integração das crianças, suas famílias e educadores de Viçosa e das cidades da microrregião. O projeto “Lúdico, infância e práticas pedagógicas: articulações possíveis”, que está vinculado a Ludoteca, tem como proposição, mobilizar os professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, para as potencialidades do lúdico em suas práticas educativas, ao abordar a diversidade cultural étnica, física, social, diferentes constituições familiares, entre outras, desmistificando os estereótipos sociais. Estas temáticas são refletidas com os professores em forma de oficina orientada pela bolsista do projeto. É disponibilizado um material escrito contendo o nome de uma história infantil e discussões sobre as possibilidades de se trabalhar, por exemplo, em uma sequência didática, e sugestão de atividades como: dinâmica de interpretação de história com os alunos; atividade artística com tinta, sucata, colagem, teatro e música; produção de texto coletivo com alunos alfabetizados; variações de estilos na contação de histórias com apresentação de fotos, músicas e outros materiais. Simultaneamente os estudantes destes professores realizam brincadeiras acompanhadas pelos estagiários do projeto. A avaliação dos professores é feita com um questionário sobre sua formação, atuação, prática pedagógica com temas da diversidade cultural e sugestões ao projeto. Já os alunos são questionados oralmente sobre o que mais gostaram e sugestões de outras atividades. Até o momento foram realizadas oficinas com professores da educação infantil e do ensino fundamental, no total de 10, de Viçosa e microrregião, além de 8 estudantes de Pedagogia da UFV, estendendo o trabalho a um total de 122 alunos em idades de 2 a 6 anos que podem experienciar visões culturais não estigmatizantes. Por meio das discussões com os participantes foi possível notar: o maior interesse em trabalhar com as temáticas do projeto e mais importância da ludicidade; disseminação de conhecimento literário de histórias infantis temáticas aos docentes, promovendo contribuição para a valorização da cultura em suas diversas manifestações do espaço escolar; aumento na segurança em trabalhar com as questões de diversidade cultural, étnica, física e social através de histórias infantis e das atividades sugeridas e, ampliação da formação do licenciando com reflexões teóricas e práticas, articulando ensino, pesquisa e extensão. Deste modo, o projeto busca continuar a ampliação desta ação formativa com os docentes por meio das oficinas, sensibilizando e capacitando-os na abordagem de temas como a diversidade étnica e cultural, articulando as pluralidades e o respeito às concepções individuais, desenvolvidas por meio das vivências lúdicas. |