Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11478

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Jéssica Caroline Louzada Vieira
Orientador CRISTIANE CHAVES DE SOUZA
Outros membros Anderson Moreira de Melo, Jéssica Gonçalves da Cruz, Jéssika Ferreira Campos, Jose Victor Soares da Silva
Título Avaliação do padrão de sono em estudantes universitárias: estudo descritivo
Resumo Introdução: Estudantes que apresentam distúrbios do sono estão mais propensos a desenvolverem depressão, terem diminuição ou perda da motivação, auto eficácia diminuída, problemas cardíacos, diabetes e obesidade. Reforça-se que a manutenção de um padrão ideal de sono é importante para melhora na qualidade de vida dos estudantes e, consequentemente, para um bom rendimento acadêmico. A constante exposição dos jovens universitários à pressão acadêmica, ansiedade, problemas na moradia estudantil como convivência, presença de ruídos, temperatura interna do quarto, claridade, e mobiliário pouco confortável, são fatores que interferem na qualidade do sono e refletem em um impacto negativo na vida acadêmica. Embora é reconhecido que um padrão de sono é essencial para o desempenho escolar do aluno, desconhecem-se estudos que tenham avaliado o padrão de sono de alunos residentes em moradias estudantis. Objetivo: Descrever os principais fatores que influenciam no padrão de sono de moradoras de uma residência estudantil de uma universidade pública federal. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, cuja amostra foi de 148 discentes residentes em uma moradia estudantil de uma universidade pública mineira. A coleta de dados foi realizada entre setembro de 2017 a maio de 2018. As entrevistas foram realizadas mediante agendamento prévio, após apresentação e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento baseado na Teoria das Necessidades Humanas Básicas proposta por Wanda de Aguiar Horta. Foram excluídas aquelas discentes que possuíam menos de trinta dias de residência na moradia estudantil. Os dados foram analisados pelo programa estatístico SPSS versão 21.0. Resultados: Das 148 entrevistadas, 122 (82,4%) apresentavam alteração no padrão de sono. Os fatores citados como influenciadores no sono foram: ansiedade e preocupação (106-86,9%) e claridade no quarto (41-33,6%). Das 148 entrevistadas, 132 (89,2%) afirmaram que o sono influencia no rendimento acadêmico. As consequências de um sono ruim para o rendimento acadêmico foram: dificuldade de concentrar-se nas aulas (76-57,6%), rendimento insatisfatório dos estudos (47-35,6%), e sonolência durante as aulas (15-11,4%). Considerações finais: Ansiedade e preocupação foram os principais fatores descritos como influenciadores no sono das estudantes. Neste sentido é importante que a universidade possua políticas de assistência estudantil voltadas à promoção da saúde mental dos estudantes, visto que a ansiedade acarreta prejuízos no sono, que prejudica o rendimento acadêmico que, em casos extremos, poderá implicar em evasão da universidade.
Palavras-chave Enfermagem, Processo de Enfermagem, Sono
Forma de apresentação..... Painel
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