Resumo |
O Arquivo Central e Histórico da Universidade Federal de Viçosa foi criado em meados da década de 1980 com o intuito de organizar, preservar e divulgar a memória da instituição. As fontes que nele estão armazenadas são compostas por documentos textuais de caráter administrativo e acadêmico que permitem ao pesquisador analisar as mudanças institucionais, a história da educação, a história regional, entre outros temas. Possui todo o histórico de vínculos estabelecidos com outras universidades, empresas nacionais e internacionais, além de documentos referentes aos assentamentos de professores, processos seletivos, relatórios técnicos, correspondências, monografias, artigos científicos e publicações em geral. Conta também com coleções de jornais, fotografias e revistas. O projeto em questão tem como principal objetivo contribuir com a organização e difusão das correspondências pertencentes ao fundo ESAV (Escola Superior de Agricultura e Veterinária), que vai de 1922 a 1948, através de métodos arquivísticos, como a seleção, classificação, acondicionamento de documentos, e de análise histórica das cartas. A partir dessas atividades pretende-se propor a eliminação dos documentos destituídos de valor histórico ou probatório e a descrição daqueles considerados de guarda permanente, os quais serão divulgados por meio da plataforma de pesquisa do Arquivo, AtoM-UFV. Logo, o projeto visa facilitar o acesso aos documentos aos professores, pesquisadores, funcionários e comunidade em geral, os quais poderão obter informações e acessar documentos de forma on-line. Até o momento as atividades estão centradas na seleção e classificação das correspondências, o que possibilita a pré-visualização dos documentos que serão selecionados para guarda definitiva. Espera-se, ao final do trabalho proposto, estimular a aproximação das duas comunidades (acadêmica e viçosense), e estimular, novos pesquisadores e interessados em geral, a conhecer e utilizar o acervo do fundo ESAV. Contudo, o ACH-UFV assume grande importância como local de conservação da documentação da história educacional brasileira, a qual fomenta a pesquisa histórica. |