Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11470

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Química
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Stephani Silva Ferreira
Orientador REGINA SIMPLICIO CARVALHO
Título Materiais educativos para segurança em laboratório químico
Resumo Ensinar química através de atividades experimentais, desperta o interesse dos alunos, pois, oportuniza a interação com o objeto de estudo. Neste tipo de aula os alunos podem manusear equipamentos, utilizar materiais, reagentes e entre outros, muitas vezes desconhecidos, também podem presenciar fenômenos, discutindo com o professor ou com outros colegas, ampliando assim, seus conhecimentos. As aulas práticas contribuem muito para o processo de ensino/aprendizagem, fazendo com que os alunos desenvolvam suas próprias ideias sobre o conteúdo trabalhado, tornando o aprendizado mais dinâmico e desenvolvendo no jovem estudante um pensamento critico e autônomo. Associa a teoria à prática, fazendo com que a relação entre o nível macroscópico e microscópico da química possa ser melhor interpretado. No entanto, para se trabalhar em laboratórios ou manusear produtos químicos é importante a atenção e obediência às normas de segurança por parte dos alunos e dos docentes, tanto para um resultado eficaz dos experimentos realizados, quanto para evitar acidentes causados pela falta de concentração, cuidado ou informação sobre os aparelhos e o uso de reagentes no laboratório. O senso de responsabilidade deve ser estimulado assim como o desenvolvimento de bons hábitos, para que juntos, possam diminuir os riscos durante a atuação no laboratório. Esses conhecimentos somados a atitudes atenciosas, cuidadosas e metódicas, tem a finalidade de assegurar a integridade das pessoas, dos equipamentos e das instalações. O objetivo deste trabalho foi de confeccionar mini-cartazes com conteúdo sobre normas de segurança, primeiros socorros, vestimentas laboratoriais, leitura de rótulos de reagentes através do diagrama de Hommel e outros. Para tanto, vários sites, livros e artigos foram consultados para a confecção dos mesmos trazendo uma linguagem adequada aos jovens. O uso de figuras coloridas desperta a curiosidade e estimulam a leitura das normas pelos estudantes, para que assim, possam entender de maneira clara o conteúdo e a importância das regras, para a segurança de todos no laboratório. Os cartazes produzidos foram afixados no Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e no Laboratório de Química Geral, auxiliando na orientação dos estudantes durante suas atividades, contribuindo para um ambiente de trabalho seguro e dinâmico.
Palavras-chave Normas, segurança, laboratório
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.