Resumo |
Ensinar química através de atividades experimentais, desperta o interesse dos alunos, pois, oportuniza a interação com o objeto de estudo. Neste tipo de aula os alunos podem manusear equipamentos, utilizar materiais, reagentes e entre outros, muitas vezes desconhecidos, também podem presenciar fenômenos, discutindo com o professor ou com outros colegas, ampliando assim, seus conhecimentos. As aulas práticas contribuem muito para o processo de ensino/aprendizagem, fazendo com que os alunos desenvolvam suas próprias ideias sobre o conteúdo trabalhado, tornando o aprendizado mais dinâmico e desenvolvendo no jovem estudante um pensamento critico e autônomo. Associa a teoria à prática, fazendo com que a relação entre o nível macroscópico e microscópico da química possa ser melhor interpretado. No entanto, para se trabalhar em laboratórios ou manusear produtos químicos é importante a atenção e obediência às normas de segurança por parte dos alunos e dos docentes, tanto para um resultado eficaz dos experimentos realizados, quanto para evitar acidentes causados pela falta de concentração, cuidado ou informação sobre os aparelhos e o uso de reagentes no laboratório. O senso de responsabilidade deve ser estimulado assim como o desenvolvimento de bons hábitos, para que juntos, possam diminuir os riscos durante a atuação no laboratório. Esses conhecimentos somados a atitudes atenciosas, cuidadosas e metódicas, tem a finalidade de assegurar a integridade das pessoas, dos equipamentos e das instalações. O objetivo deste trabalho foi de confeccionar mini-cartazes com conteúdo sobre normas de segurança, primeiros socorros, vestimentas laboratoriais, leitura de rótulos de reagentes através do diagrama de Hommel e outros. Para tanto, vários sites, livros e artigos foram consultados para a confecção dos mesmos trazendo uma linguagem adequada aos jovens. O uso de figuras coloridas desperta a curiosidade e estimulam a leitura das normas pelos estudantes, para que assim, possam entender de maneira clara o conteúdo e a importância das regras, para a segurança de todos no laboratório. Os cartazes produzidos foram afixados no Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e no Laboratório de Química Geral, auxiliando na orientação dos estudantes durante suas atividades, contribuindo para um ambiente de trabalho seguro e dinâmico. |