Resumo |
O trabalho desenvolve-se no sentido de favorecer a interação entre docentes, técnicos e discentes do CAp-COLUNI e escolas públicas de Viçosa na busca de (i) socializar parte do conhecimento acumulado na Universidade com professores e alunos que carecem de laboratórios para experimentações e (ii) conhecer as demandas e especificidades desse público para embasar ações de formação inicial (estágiarios das licenciaturas) e continuada (professores em atividade). Objetiva criar um repertório de experimentos relacionados às ciências, apresentados dentro de um contexto em que estejam interligados, e que possam estimular a curiosidade e aumentar a motivação no prosseguimentos dos estudos dos alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental (E.F.) de escolas públicas. O projeto, iniciou com a deliberação de linhas de trabalho, com a análise de literatura e com a divisão de etapas. Nos primeiros meses, foram realizados diversos experimentos em micro escala, nos laboratórios do COLUNI, para a escolha dos que melhor se relacionam com o currículo escolar da disciplina de ciências do 9º ano do E.F. Juntamente com a proposta inicial, foi observado que a inserção de tecnologias de análise quantitativa, como o dispositivo LabQuest (interface autônoma usada para coletar dados do sensor e com aplicativo integrado de gráfico e análise) pode contribuir na aproximação do aluno para a área, visto o mundo conectado e virtual do século XXI. Após a seleção, serão realizadas apresentações dessas experimentações, porém de uma forma lúdica, com um dualismo entre a figura da mágica – sem qualquer explicação, mas apenas o encantamento do ouvinte – e da ciência, por meio da imagem do cientista, que mostrará o porquê e como ocorrem cada experimento. A análise dos resultados será feita com a aplicação de um formulário virtual na plataforma GoogleForms com perguntas e interações entre os participantes (alunos e professores) da apresentação. Haverá uma análise quantitativa, com a relação entre alunos que participaram dos experimentos e aqueles que se interessaram em preencher o formulário, o que já indica uma certa aproximação à disciplina. Também, de forma qualitativa, ele será indagado a responder perguntas que medirão o grau de entendimento e fixação daquilo que foi ensinado nas apresentações. Também, o projeto tem consciência ecológica em todas suas etapas, conta com o tratamento adequado de resíduos, como também, em diversos experimentos, tangencia problemas ambientais como chuva ácida e aquecimento global. Ao final dessa Extensão Jr. pretende-se formar nos alunos a vontade pelo aprender científico, mostrando para eles que a química ajuda a explicar a maioria dos fenômenos que estão ao nosso derredor. |