Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11469

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBEX Júnior
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor DAVI CARNEIRO GERALDO
Orientador EMERICH MICHEL DE SOUSA
Outros membros ODILAINE INACIO DE CARVALHO DAMASCENO
Título Mágica ou Ciência?
Resumo O trabalho desenvolve-se no sentido de favorecer a interação entre docentes, técnicos e discentes do CAp-COLUNI e escolas públicas de Viçosa na busca de (i) socializar parte do conhecimento acumulado na Universidade com professores e alunos que carecem de laboratórios para experimentações e (ii) conhecer as demandas e especificidades desse público para embasar ações de formação inicial (estágiarios das licenciaturas) e continuada (professores em atividade). Objetiva criar um repertório de experimentos relacionados às ciências, apresentados dentro de um contexto em que estejam interligados, e que possam estimular a curiosidade e aumentar a motivação no prosseguimentos dos estudos dos alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental (E.F.) de escolas públicas. O projeto, iniciou com a deliberação de linhas de trabalho, com a análise de literatura e com a divisão de etapas. Nos primeiros meses, foram realizados diversos experimentos em micro escala, nos laboratórios do COLUNI, para a escolha dos que melhor se relacionam com o currículo escolar da disciplina de ciências do 9º ano do E.F. Juntamente com a proposta inicial, foi observado que a inserção de tecnologias de análise quantitativa, como o dispositivo LabQuest (interface autônoma usada para coletar dados do sensor e com aplicativo integrado de gráfico e análise) pode contribuir na aproximação do aluno para a área, visto o mundo conectado e virtual do século XXI. Após a seleção, serão realizadas apresentações dessas experimentações, porém de uma forma lúdica, com um dualismo entre a figura da mágica – sem qualquer explicação, mas apenas o encantamento do ouvinte – e da ciência, por meio da imagem do cientista, que mostrará o porquê e como ocorrem cada experimento. A análise dos resultados será feita com a aplicação de um formulário virtual na plataforma GoogleForms com perguntas e interações entre os participantes (alunos e professores) da apresentação. Haverá uma análise quantitativa, com a relação entre alunos que participaram dos experimentos e aqueles que se interessaram em preencher o formulário, o que já indica uma certa aproximação à disciplina. Também, de forma qualitativa, ele será indagado a responder perguntas que medirão o grau de entendimento e fixação daquilo que foi ensinado nas apresentações. Também, o projeto tem consciência ecológica em todas suas etapas, conta com o tratamento adequado de resíduos, como também, em diversos experimentos, tangencia problemas ambientais como chuva ácida e aquecimento global. Ao final dessa Extensão Jr. pretende-se formar nos alunos a vontade pelo aprender científico, mostrando para eles que a química ajuda a explicar a maioria dos fenômenos que estão ao nosso derredor.
Palavras-chave Divulgação de ciências, Educação científica, Experimentação
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.