Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11467

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Sumaia Sander Braz
Orientador MARCIA ONISIA DA SILVA
Outros membros Ana Maria Teixeira Freitas, Ana Paula Lopes Paiva, Izabela Cristina Barbosa, Maria do Carmo Miranda Rivelli
Título Meio ambiente, um verde que não pode desbotar: A formação do cidadão de hoje e de amanhã
Resumo O presente projeto é parte integrante da Residência Pedagógica, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os bolsistas residentes do curso de Educação Infantil, especificamente deste projeto, atuam na Escola Municipal Professor Paulo Mario Del Giudice na Zona Rural do Município de Viçosa, Minas Gerais. O tema do mesmo é “Meio Ambiente”, e é desenvolvido na escola com as crianças de 03 a 05 anos. Este trabalho tem por finalidade atender o desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos físico-motor, afetivo, social, moral e cognitivo, a partir do tema proposto. A escolha partiu de contemplações feitas durante o período de Ambientação na escola. Observou-se a professora incentivando alguns alunos a experimentar alimentos que não queriam comer, e percebeu-se que, apesar da escola estar inserida no campo com área cercada e disponível para horta, não se encontravam legumes e hortaliças sendo cultivadas no local. Também percebeu-se a importância de contemplar no projeto, de forma ampla, aspectos relacionados ao meio ambiente, fortalecendo a compreensão da necessidade de uma alimentação saudável, os cuidados com a água e possibilidades de reciclagem. Desde sempre o meio ambiente é um tema que tem despertado preocupações, visto que tem passado por diversas mudanças, muitas ocasionadas pela falta de consciência e responsabilidade dos seres humanos com os recursos naturais disponíveis. O meio ambiente é onde se desenvolve a vida na terra, ou seja, é a natureza com todos os seres vivos e não vivos que nela habitam e interagem. É tudo aquilo que nos cerca, como o solo, a vegetação, o clima, dentre outros e cada ser humano percebe o meio ambiente de diferentes formas a partir das relações estabelecidas com ele. Com isso o projeto proposto tem o objetivo de trabalhar com as crianças recursos para a criação e cultivo de uma horta na escola, o cuidado com a água, alimentação saudável e a conscientização com a reciclagem, chamando a atenção da família e das crianças sobre as diversas maneiras de utilizar recursos da mãe natureza reduzindo a agressão ocasionada ao meio ambiente. A criança constrói seu conhecimento interagindo com o meio e com o objeto, conforme a proposição de Piaget, que defende a ideia de um sujeito ativo no seu processo de construção do conhecimento. Desenvolvemos atividades lúdicas como o boneco de alpiste, hortaliças em pets recicláveis, suco verde(couve e limão), compostagem orgânica e germinação do feijão que despertaram a busca pelo conhecimento, oportunizando-as diferentes diálogos e descobertas através do brincar, criar, explorar, se expressar, experimentar etc., além de contribuir na valorização das comunidades rurais as quais as crianças fazem parte. Respeitando sua singularidade e contribuindo para cidadãs mais consciente com recursos naturais de grande importância a todos os seres vivos.
Palavras-chave Meio Ambiente, Recursos Naturais, Infância
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,63 segundos.