ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Ciências Exatas e da Terra |
Setor |
Departamento de Química |
Bolsa |
Outros |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Wellington Junio Silveira Carlos |
Orientador |
APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA |
Outros membros |
Marcio Gustavo Vieira |
Título |
O contexto escolar do ESEDRAT pelo olhar de um residente pedagógico. |
Resumo |
Os futuros professores, residentes pedagógicos, precisam reconhecer a escola não só como espaço de formação de pessoas, mas também como espaço de atuação profissional docente. Nesse sentido, foi desenvolvido um período de ambientação para que o residente pedagógico pudesse reconhecer a escola em diferentes aspectos, desde a sua estrutura física e pedagógica, como também o desenvolvimento do trabalho didático-pedagógico do professor e a atuação do aluno como aprendiz de diferentes conteúdos escolares. O trabalho em questão tem como objetivo relatar a experiência referente ao período de ambientação de um residente pedagógico do curso de licenciatura em química, que desde agosto de 2018 participa do Programa de Residência Pedagógica realizado na Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres, ambientação esta que possibilita diversas situações de aprendizagem acerca do trabalho docente ao futuro professor. O trabalho tem como público alvo estudantes de diversos cursos de licenciatura ofertados pela UFV. Como metodologia foi proposto um roteiro de orientações para a realização de observações no contexto escolar a serem feitas durante o período de ambientação. Este roteiro contempla observações referentes à: escola e à comunidade atendida; comunidade escolar e a nova legislação de ensino; organização do processo de trabalho; formação do (a) professor (a) e sua inserção cultural e profissional; sala de aula; aulas de química observadas; contextualização e interdisciplinaridade no ensino de química; as interações verbais; nível de cognição das questões propostas para os alunos. Estas observações realizadas no âmbito escolar foram registradas no “diário de bordo”, com vistas a promover diferentes reflexões por parte do residente pedagógico. O “diário de bordo” é um instrumento de registro, o qual possibilita o exercício reflexivo e a tomada de consciência acerca das atividades realizadas por parte do residente pedagógico. Nesse sentido, o exercício do registro narrativo no “diário de bordo” promove também um olhar mais atento e um constante repensar acerca das ações realizadas e, consequentemente, o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo. |
Palavras-chave |
Residência Pedagógica, ambientação, professor. |
Forma de apresentação..... |
Painel |