Resumo |
No contexto atual de alto crescimento dos investimentos em ensino médico, é fundamental que os futuros profissionais dominem os anais da medicina clínica, essenciais a todo médico generalista. Contudo, estudos apontam que uma minoria dos estudantes de medicina que concluíram a disciplina de semiologia médica se consideram aptos a realizar um bom exame clínico. Pensando nisso, em 2014, estudantes e professores do curso de medicina criaram o Semiologia em Foco, com o intuito de fornecer um método de aprendizado semiotécnico mais didático, organizado e acessível. Para tal, o projeto aposta na metodologia audiovisual, que tem se mostrado eficaz no processo de ensino-aprendizagem e tem o propósito de auxiliar as aulas teóricas e livros-texto, os quais são excessivamente conteudistas e pouco contextualizados. O projeto objetiva utilizar das novas mídias para difusão de conteúdo em semiologia baseado em evidências, abarcando a comunidade, os estudantes e os profissionais da área de saúde. O projeto trabalha com a realização de pesquisa bibliográfica acerca das manobras semiológicas e sua validade baseada em evidências, realização das sessões de filmagem, edição, finalização e disponibilização dos vídeos e conteúdo de texto ao público. Utilizamos meios de divulgação populares e de grande acesso pela população em geral, como YouTube, Facebook e Instagram e fornecemos, ainda, apostilas complementares aos conteúdos dos vídeos. A execução do projeto e as mídias geradas capacitam melhor os alunos para a prática clínica supervisionada nos ambulatórios do curso de medicina da UFV e, visando a extensão, empodera os profissionais de saúde, proporcionando uma ferramenta para consulta rápida e subsidiando a escolha e a execução das manobras semiológicas. Não só limitado ao curso de medicina da UFV, o projeto auxilia e conta com o feedback de alunos de outros cursos da saúde, como enfermagem e fisioterapia, bem como estudantes e profissionais da saúde de todo o Brasil. Aplicando conceitos de gestão de equipe e otimização de trabalhos, o projeto tem colhido ótimos frutos no que tange sua missão extensionista de tornar o conhecimento médico mais acessível. O principal meio de divulgação é o canal no YouTube, que atualmente conta com cerca de 1.770.000 visualizações e cerca de 11.200 inscritos, os quais utilizam dos diversos vídeos educativos do projeto, sobre temas voltados para semiologia neurológica, ortopédica, reumatológica, respiratória, cardiovascular, abdominal e endocrinológica. Estes números refletem a grande aceitação do público, a nível nacional, que acompanha o projeto. Além disso, estão em produção materiais referentes aos temas de pediatria, ginecologia, obstetrícia, dermatologia, urologia, suporte avançado de vida, traumatologia e práticas cirúrgicas. Desta forma, espera-se um grande e crescente alcance do material produzido, em função da consonância entre as tendências midiáticas usuais e o processo de ensino-aprendizagem. |