Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11463

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gabriel Feu Guarçoni de Almeida
Orientador CRISTIANE JUNQUEIRA DE CARVALHO
Outros membros Ana Peres de Carvalho Quintao, Diana Marques Gazola, Guilherme Kelles Juste, Isabella Andrade Mariano, Luís Fernando Mendes Silva, Marina Diniz Dias
Título Semiologia em Foco
Resumo No contexto atual de alto crescimento dos investimentos em ensino médico, é fundamental que os futuros profissionais dominem os anais da medicina clínica, essenciais a todo médico generalista. Contudo, estudos apontam que uma minoria dos estudantes de medicina que concluíram a disciplina de semiologia médica se consideram aptos a realizar um bom exame clínico. Pensando nisso, em 2014, estudantes e professores do curso de medicina criaram o Semiologia em Foco, com o intuito de fornecer um método de aprendizado semiotécnico mais didático, organizado e acessível. Para tal, o projeto aposta na metodologia audiovisual, que tem se mostrado eficaz no processo de ensino-aprendizagem e tem o propósito de auxiliar as aulas teóricas e livros-texto, os quais são excessivamente conteudistas e pouco contextualizados. O projeto objetiva utilizar das novas mídias para difusão de conteúdo em semiologia baseado em evidências, abarcando a comunidade, os estudantes e os profissionais da área de saúde. O projeto trabalha com a realização de pesquisa bibliográfica acerca das manobras semiológicas e sua validade baseada em evidências, realização das sessões de filmagem, edição, finalização e disponibilização dos vídeos e conteúdo de texto ao público. Utilizamos meios de divulgação populares e de grande acesso pela população em geral, como YouTube, Facebook e Instagram e fornecemos, ainda, apostilas complementares aos conteúdos dos vídeos. A execução do projeto e as mídias geradas capacitam melhor os alunos para a prática clínica supervisionada nos ambulatórios do curso de medicina da UFV e, visando a extensão, empodera os profissionais de saúde, proporcionando uma ferramenta para consulta rápida e subsidiando a escolha e a execução das manobras semiológicas. Não só limitado ao curso de medicina da UFV, o projeto auxilia e conta com o feedback de alunos de outros cursos da saúde, como enfermagem e fisioterapia, bem como estudantes e profissionais da saúde de todo o Brasil. Aplicando conceitos de gestão de equipe e otimização de trabalhos, o projeto tem colhido ótimos frutos no que tange sua missão extensionista de tornar o conhecimento médico mais acessível. O principal meio de divulgação é o canal no YouTube, que atualmente conta com cerca de 1.770.000 visualizações e cerca de 11.200 inscritos, os quais utilizam dos diversos vídeos educativos do projeto, sobre temas voltados para semiologia neurológica, ortopédica, reumatológica, respiratória, cardiovascular, abdominal e endocrinológica. Estes números refletem a grande aceitação do público, a nível nacional, que acompanha o projeto. Além disso, estão em produção materiais referentes aos temas de pediatria, ginecologia, obstetrícia, dermatologia, urologia, suporte avançado de vida, traumatologia e práticas cirúrgicas. Desta forma, espera-se um grande e crescente alcance do material produzido, em função da consonância entre as tendências midiáticas usuais e o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave Medicina, Educação, Saúde
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.