Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11451

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Priscilla Carolina Santos Costa
Orientador CHARLES LUIS DA SILVA
Título Influência dos Parâmetros Soldagem na Morfologia do Cordão e na Microestrutura de Soldas no Aço Inox 304 pelo Processo TIG
Resumo O aço inoxidável é uma liga ferro-carbono que apresenta o teor mínimo de 10,5% de cromo. A presença deste elemento em tal concentração propicia a formação de um filme passivo na superfície do aço. Desta forma, os aços inoxidáveis se destacam em quesitos como resistência ao impacto, calor e corrosão quando comparados aos aços comuns.
Conforme elementos de liga – níquel, molibdênio, titânio, nióbio, entre outros - são adicionados ao aço inox, percebe-se a alteração nas propriedades do mesmo, assim, os aços inoxidáveis são classificados em cinco categorias básicas: Martensíticos, Ferríticos, Austeníticos, Duplex e Endurecidos por Precipitação.
Como objeto de estudo do presente trabalho,tem-se o Aço Inox 304, pertencente à classe dos aços inoxidáveis austeníticos, caracterizados por conter teores suficientes de níquel que possibilite a mudança da estrutura cristalina ferrita para austenita, apresentando, aproximadamente, 18% de cromo e 8% de níquel. Além disso, estes aços possuem estrutura cristalina austenítica na temperatura ambiente, não são passíveis de tratamento térmico de endurecimento e contam com um fenômeno denominado sensitização.
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise detalhada dos processos de soldagem TIG e Eletrodo Revestido sendo utilizado em aço inoxidável 304,comparando-os, visando amenizar satisfatoriamente os problemas que esses tipos de processos podem gerar sobre a peça para as diferentes funções de execução, variando os parâmetros de soldagem.A partir de análises macro e microscópicas, pode-se caracterizar a ZTA (Zona Termicamente Afetada) bem como, defeitos do processo de soldagem, sejam eles: trincas ou porosidades.
Para tal, variou-se os parâmetros de soldagem do processo de soldagem TIG e Eletrodo revestido para soldas do tipo “topo” em chapas de aço inoxidável 304. Como instrumentos de análise, serão realizados estudos metalográficos da região do cordão de solda, e ensaios não destrutivos afim de classificar os cordões quanto ao tipo e a quantidade de defeitos presentes.
Desta forma, na soldagem TIG, utilizou-se material de adição idêntico ao metal e variou-se a corrente contínua do processo, de 70A a 120A. Ficou perceptível a variação de coloração das peças e, numericamente, a variação do aporte térmico. Já na soldagem com eletrodo, tomou-se três tipos de eletrodos: ER 309, ER 310 e ER 316 e variou-se a corrente do processo de soldagem em torno da corrente considerada ótima, conforme manual do fabricante e norma AWS A-59.
Em posse de todas as análises microscópicas geradas através do ataque químico das amostras por ataque eletrolítico com solução de ácido oxálico (10%) e as curvas de aporte térmico dos dois processos, pode-se concluir quanto à repetibilidade dos procedimentos, qualidade das soldas e alteração da microestrutura do material.
Palavras-chave Aço Inox, Soldagem TIG, Eletrodo Revestido
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.