Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11433

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Jaqueline Moreira de Oliveira
Orientador TEREZINHA DUARTE VIEIRA
Título As políticas de convênio nos centros infantis filantrópicos do município de Viçosa-MG: primeiros apontamentos
Resumo A pesquisa de iniciação científica As políticas de convênio nos centros infantis filantrópicos do município de Viçosa-MG é de natureza bibliográfica e documental e tem como objetivo conhecer as políticas de convênios na educação infantil firmadas entre a Secretaria Municipal de Educação e os Centros Infantis Filantrópicos da cidade de Viçosa-MG a fim de relacioná-las com as orientações sobre convênios para instituições infantis, segundo determinações legais. Na primeira etapa da pesquisa, estudamos a Lei nº 13.019 de 31 de julho de 2014 que estabelece novas regras para a celebração e reconhecimento de parcerias entre essas organizações e o Poder público, por meio de regime de colaboração. Examinamos também documento de orientações sobre convênios entre secretarias municipais e instituições filantrópicas, trabalhos e artigos científicos que abordam a temática das políticas de convênios. Tais estudos indicam que nas últimas décadas quase todas as administrações municipais não conseguiram efetivar totalmente a lógica do atendimento a criança menor de seis anos de idade. Revelam que cada vez mais os municípios apelam para a implementação das políticas de convênio na educação infantil a fim de atender o número maior de crianças em espaços educacionais. Na segunda etapa da pesquisa, fizemos um levantamento das instituições infantis públicas e filantrópicas de Viçosa-MG, e constatamos que o município conta com 30 instituições infantis – das quais 18 são Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI); 12 são Centros Infantis (CEI) Filantrópicos que são mantidos por meio de verbas públicas e privados. Dentre eles, selecionamos quatro para a pesquisa: São João Batista, Nossa Senhora de Lourdes, Pingo de Luz e Myriam de Oliveira Fernandes - SOS. Com base nesses dados, conhecemos o Projeto Político Pedagógico, o Plano de Trabalho e a constituição histórica, inicialmente, desses quatro Centros selecionados. O estudo desses documentos demonstra que os recursos públicos, por meio da subvenção municipal, são insuficientes para a manutenção de um atendimento de qualidade à criança menor de seis anos de idade. A história desses quatros Centros de Instituição Infantil revela a insuficiência dos recursos públicos para a manutenção do atendimento de qualidade e de direitos da criança cidadã e nos alerta que tais atendimentos geram implicações na formação da criança, indicam a necessidade de refletirmos sobre seus desdobramentos para a construção de uma proposta de educação infantil pública e de qualidade como direito da criança.
Palavras-chave instituições infantis, espaço público, direito
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.