ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Linguística, Letras e Artes |
Setor | Departamento de Letras |
Bolsa | PIBEX |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | UFV |
Primeiro autor | Caroline Campos Fraga |
Orientador | IDALENA OLIVEIRA CHAVES |
Outros membros | Gabriel Rodrigues Duarte Muzzi Cabral, Keven Xavier do Carmo, Mariana Alves Abrantes |
Título | Português todo dia: um curso on-line de português do Brasil para estudantes estrangeiros residentes no exterior |
Resumo | Esta comunicação tem como objetivo apresentar a conclusão da segunda fase do projeto “Português todo dia”, desenvolvido pela equipe do Português para Estrangeiros do Departamento de Letras da UFV. Este projeto teve como meta elaborar miniaulas de português para estrangeiros, na modalidade a distância, utilizando a plataforma do YouTube. Na primeira fase elaboramos trinta roteiros de miniaulas de português para serem gravadas em forma de vídeos e disponibilizadas no PVANET. Os roteiros foram criados a partir da análise de uma pesquisa sobre o perfil dos estudantes estrangeiros que buscam a UFV para realizar ou continuar seus estudos, concluída em 2017 pelo PIBIC de 2016/2017. Nessa pesquisa os estudantes revelaram as suas necessidades em relação à língua em situação de imersão na cidade de Viçosa, como pedir informação, fazer compras etc. Nesta segunda parte, gravamos as miniaulas em estúdio da Cead, e depois de editadas foram legendadas em inglês, espanhol e português. Optamos em legendar para atender os estudantes estrangeiros que nunca tiveram contato com o português. A proposta é desenvolver noções básicas da língua, como expressões úteis, vocabulário e determinadas situações contextualizadas com a cidade e a universidade. Com essas videoaulas espera-se que os estudantes adquiram os conhecimentos necessários para as primeiras interações no Brasil e em Viçosa. A UFV recebe aproximadamente 80 estudantes intercambistas por semestre, oriundos de países da América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia. A intenção é que estes estudantes possam iniciar o processo de aprendizagem do português, ainda estando em seu país, promovendo a proximidade espacial, cultural e linguística com o português falado no Brasil. É uma proposta relevante, pois, mesmo sendo considerado o quinto idioma mais utilizado como meio de comunicação na internet, de acordo com o site da Empresa Brasil Comunicação (EBC), são poucos os canais com propostas educativas para o Português como Língua Estrangeira, principalmente, no caso brasileiro. |
Palavras-chave | PLE, Português, Videoaulas |
Forma de apresentação..... | Oral |