Resumo |
O objetivo geral deste projeto é a identificação de deficiências no entendimento de conceitos químicos primordiais que um discente das disciplinas de bioquímica básica deve possuir para cursar a matéria, com isso o projeto visa produzir vídeos tutoriais para auxiliar o entendimento dos mesmos. Durante o período de agosto de 2018 a julho de 2019, foram produzidos roteiros e slides referentes aos conteúdos Água e pH, Forças intermoleculares, Grupos funcionais e Isômeros, assim como uma sessão de perguntas aplicando os conceitos dentro do contexto bioquímico. Além disso, foi enviado um formulário inicial via e-mail para os dissentes das disciplinas de BQI100 e BQI103 e outro, presencial, para os professores do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular que lecionam essas matérias com o intuito de coletar opiniões sobre as principais dificuldades e assim aperfeiçoar o conteúdo dos roteiros. Os resultados obtidos através dos questionários citados acima revelaram que a maior parte dos alunos consultados vieram de escola pública (55,2%) e não tiveram bioquímica ou matéria similar na grade do ensino médio (33.9%). Ademais, 83,3% deles revelaram ter médio ou alto nível de dificuldade em entender química, quando a pergunta foi voltada para a bioquímica esse número aumentou para 94,9%. Dentre esses alunos, existem alguns que chegaram a repetir a disciplina mais de três vezes. Os principais obstáculos apontados pelos alunos são: falhas na base do ensino médio necessária para compreender a matéria, como dominar a nomenclatura, conhecer as estruturas e entender as reações, além do conteúdo disciplinar massivo e muito extenso. Com relação ao questionário dos professores, obtivemos respostas bem semelhantes. Com isso, podemos perceber que as videoaulas sugeridas por este projeto seriam uma ferramenta para nivelar os alunos que não tiveram acesso à educação de qualidade antes de ingressar na vida acadêmica ou mesmo que não tem tanta facilidade para entender o conteúdo dado em sala de aula. |