Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11424

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Amanda Pereira Dias
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros Annamaria Murta Lemos Faria, Bruna Souza Miranda, RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Título A arte do brincar: uma semana de experiências propiciadas pela Residência Pedagógica
Resumo O presente trabalho visa apresentar à comunidade e à academia uma atividade promovida pelo projeto Residência Pedagógica da UFV. O projeto realiza ações nos campis de Viçosa e Florestal, sendo este trabalho desenvolvido na cidade de Viçosa. Em comemoração ao Dia Mundial do Brincar (28/05), o projeto de lei 4.160 de agosto de 2018 estipula a Semana do Brincar, que ocorrerá, a partir de 2019, sempre na última semana de maio. Consoante à esta iniciativa, nós, enquanto residentes do projeto, realizamos com os alunos da Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho uma semana de atividades com construção de brinquedos e resgate de brincadeiras antigas como pula-corda, cabra cega, piques e dobraduras. A partir das reflexões acerca da importância das atividades lúdicas na infância, objetivamos encaminhar ações a fim de resgatar o espírito livre e espontâneo das brincadeiras infantis, por vezes perdido no cotidiano escolar. As atividades envolveram alunos do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, e contou com a coordenação da preceptora do núcleo. Foram cinco dias de trabalho, visando a participação de todos os alunos, e os resultados foram fantásticos. A criatividade dos alunos na construção de brinquedos foi surpreendente, e ultrapassou nossas expectativas. Os alunos construíram brinquedos usando materiais recicláveis e, utilizamos esses materiais, que geralmente vão para o lixo, como forma de trabalhar a imaginação e a criatividade ao criarmos os brinquedos. Essa é uma forma de conscientizá-los sobre a reutilização do lixo e, ao mesmo tempo, propagar a diversão. Com a intensa movimentação na escola, as crianças motivaram-se a participar e observamos que todas as crianças interagiram e criaram suas próprias formas de brincar e se divertir. Planejamos a Semana do Brincar a fim de proporcionar momentos de diversão e despertar nas crianças o prazer resultante do movimento, da interação com os colegas, da espontaneidade e da imaginação. Num momento onde as brincadeiras infantis saíram do corpo e foram para as telas dos smartphones, é extremamente importante que as escolas estejam atentas à essas mudanças e trabalhem no sentido de resgatar o valor das antigas formas de brincar, cientes de que elas propiciam desenvolvimento não só físico, mas intelectual, afetivo e social. No simples ato de brincar a criança conhece o mundo e a si mesmo, aprende a se expressar, a interagir, a respeitar regras, a superar seus próprios limites e a usar sua criatividade. É impensável deixar que isso se perca com o tempo.
Palavras-chave Residência Pedagógica, Infância, Brincar
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.